Como fazer o Cadastro no eSocial?

Perguntado por: iresende6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Para realizar o cadastro no eSocial, é preciso validar os dados do empregador, o que é feito informando o CNPJ ou o CPF. Acesse a página de cadastro do eSocial. Com relação aos funcionários da empresa, a validação é feita ao se cadastrar o CPF e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) de cada um deles.

Os documentos para cadastrar empregada doméstica no eSocial são: CPF, data de nascimento, escolaridade, endereço e informações sobre os dependentes, se houver. Além disso, o registro da funcionária deve contar com informações acordadas em contrato de trabalho.

Quais empresas precisam aderir ao eSocial? Toda empresa que realizar a contratação de um colaborador e que possua qualquer obrigação de vínculo trabalhista, previdenciário ou tributário em função dessa relação de empregador-funcionário deve fazer o cadastro e envio das informações no eSocial.

Como faço para registrar o contrato de trabalho doméstico no eSocial? Na tela “Gestão de Trabalhadores”, clique no botão “Cadastrar/Admitir” para incluir um empregado, cadastrando o CPF e a data de nascimento desse trabalhador, em seguida, também é preciso informar a admissão e a categoria a qual ele pertence.

um dia

De acordo com o artigo 29 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o prazo para admissão de um novo colaborador é de até um dia antes do início das atividades na empresa. Isso significa que a empresa deve registrar o trabalhador no eSocial até um dia antes de seu primeiro dia de trabalho.

eSocial: como fazer?

  1. 1º passo: Informe-se e conheça sobre o eSocial.
  2. 2º passo: Mapeie os sistemas da empresa.
  3. 3º passo: Avalie os processos da empresa.
  4. 4º passo: Alinhe o processo interna e externamente.
  5. 5º passo: Atualize os dados dos funcionários.
  6. 6º passo: Pesquise sobre consultorias especializadas.

R$1.320,00

Os empregados domésticos que recebem salário mínimo deverão ter seus contratos de trabalho alterados no eSocial para fazer constar o novo valor de R$1.320,00. Para os empregados que recebem salário superior ao mínimo, o reajuste deverá seguir o estipulado entre empregador e empregado no contrato de trabalho.

O aplicativo de "Consulta Qualificação Cadastral" permite ao usuário verificar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão aptos para serem utilizados no eSocial.

Definição: Este evento registra a admissão de empregado ou o ingresso de servidores estatutários, a partir da implantação do eSocial. Ele serve também para o cadastramento inicial de todos os VÍNCULOS ATIVOS pela empresa/órgão público, no início da implantação, com seus dados cadastrais e contratuais atualizados.

O que é? O eSocial é o sistema utilizado pelo empregador para registrar eventos e cumprir obrigações decorrentes de relações de trabalho. O Portal do eSocial dá acesso aos dois módulos web disponíveis: Módulo Simplificado e Módulo Web Geral.

O eSocial, um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), é um sistema que busca modernizar o cumprimento das obrigações acessórias unificando o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital.

Dados como admissão, desligamento, folha de pagamento, férias, afastamentos entre outras informações trabalhistas. Todas essas informações devem ser enviadas nos prazos previstos pelo Faseamento.