Como evitar a picada do mosquito da dengue?

Perguntado por: valves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...

Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que a água com cloro e a água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

O DEET é o ingrediente mais utilizado nos repelentes e é considerado o eficiente, pois protege contra uma grande variedade de mosquitos. Já a icaridina e o IR3535 são alternativas ao DEET e também apresentam boa eficácia. A citronela, por sua vez, é um repelente natural, mas não é tão eficiente quanto os outros.

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite. É verdade que apenas a fêmea pica? Sim.

O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água. 2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. 3 – Não jogue lixo em terrenos baldios. 4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

Como é o tratamento para dengue?

  1. Repouso enquanto durar a febre;
  2. Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.) ou venosa, se for necessária;
  3. Uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e da febre;
  4. Não utilizar ácido acetilsalicílico.

DEET

O DEET é o repelente mais eficaz atualmente disponível no mercado.

Mesmo infectado, paciente com dengue precisa usar produto para afastar mosquito e evitar novos contágios; melhor horário para aplicar repelente é durante o dia.

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.