Qual o tratamento para monkeypox?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Não há tratamento específico para a Monkeypox. O manejo clínico deve incluir o tratamento sintomático e de suporte, manejo de complicações e prevenção de sequelas a longo prazo.

O Ministério da Saúde recebeu nesta semana os primeiros tratamentos contra a varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. O antiviral Tecovirimat é indicado para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença.

Existe algum tratamento para a varíola dos macacos? Ainda não existe um tratamento específico para a varíola dos macacos. Se a pessoa ficar internada, por exemplo, o objetivo vai ser aliviar os sinais e sintomas, controlar as complicações e evitar que apareçam outros tipos de infecções.

A maioria dos casos de varíola dos macacos apresentam sintomas leves. No entanto, o Brasil também já recebeu os primeiros tratamentos medicamentosos para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença. O antiviral tecovirimat foi doado ao Brasil pelo laboratório fabricante.

Nos casos confirmados, o isolamento deve ser mantido até que todas as lesões tenham sido resolvidas, com queda das crostas, em cerca de 2 a 4 semanas [1,2,4–7].

As lesões na pele duram de duas a quatro semanas. Casos graves ocorrem com mais frequência entre crianças e pessoas imunossuprimidas e estão relacionados ao estado de saúde do paciente e natureza das complicações.

Para gestantes com sinais ou sintomas suspeitos de varíola dos macacos: em caso de teste negativo – Será indicado o isolamento domiciliar por 21 dias, sem visitas e orientada a automonitoração.

O diagnóstico da varíola dos macacos é feito de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético.

As possíveis complicações de casos graves de varíola dos macacos são infecções de pele, pneumonia, confusão mental e infecções oculares que podem levar à perda da visão.

Assim que todas as lesões desaparecem e a pele cicatriza, a pessoa está curada. Isso acontece na grande maioria dos casos, considerando que a monkeypox tende a ser uma doença benigna.

Se tocar a lesão, lave as mãos com água e sabão e utilize o álcool em gel para evitar a contaminação de outras partes do próprio corpo”, afirma. O especialista recomenda que os pacientes evitem a automedicação e utilizem somente os fármacos prescritos pelo profissional de saúde.

Anteriormente, as vesículas eram cheias de pus, porém agora os relatos têm mencionado bolhas sólidas e brancas, afirmam pesquisadores espanhóis em estudo publicado na revista científica British Journal of Dermatology.

Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais. Outros sintomas frequentes: Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia.