O que o magnésio faz no cérebro?

Perguntado por: ccardoso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

De acordo com as pesquisas feitas em ratos jovens e idosos, o magnésio aumenta a plasticidade cerebral e a densidade das sinapses no hipocampo - a zona do cérebro que aloja a memória - ocasionando uma melhora nas habilidades de aprendizado e memória.

O magnésio exerce diversas funções no cérebro e sistema nervoso. Esse mineral protege os neurônios contra excitotoxicidade, participa da transmissão nervosa e da condução neuromuscular.

Magnésio Treonato, ou Magnésio L-Treonato é suplemento dietético que foi projetada para adentrar pela barreira hematoencefálica e assim melhorar os níveis de magnésio no cérebro, com isso oferecendo melhor suporte para memória, função cognitiva e aprendizagem.

Geralmente, os suplementos de magnésio são melhor absorvidos quando tomados com as refeições, pois a presença de alimentos pode ajudar na absorção do mineral. Evite tomar suplementos de magnésio com outros suplementos minerais, como cálcio ou ferro, pois eles podem interferir na absorção.

Perda de sinapse profunda é uma das principais características patológicas associadas à doença de Alzheimer. Outra pesquisa envolvendo o magnésio-L-treonato revelou que ele tem efeito protetor das sinapses e pode ter potencial terapêutico para o tratamento de Mal de Alzheimer em seres humanos.

3. Magnésio orgânico. Os compostos orgânicos de magnésio possuem maior solubilidade e melhor absorção pelo organismo.

O magnésio dimalato deve ser consumido preferencialmente antes das principais refeições, ingerido com água, duas cápsulas ao dia.

O cloreto de magnésio também contribui para a produção de neurotransmissores como a melatonina, hormônio responsável pelos ciclos do sono. Por isso, a dosagem correta também pode auxiliar quem sofre com problemas de insônia.

Como mencionado anteriormente, o melhor horário para tomar magnésio é junto ao consumo de outros alimentos, incluindo as refeições que acontecem à noite, como jantar ou ceia. Porém, a recomendação não é essencial e visa apenas evitar efeitos adversos.

Os benefícios da suplementação de magnésio podem ser obtidos logo após os primeiros dias de uso.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

As manifestações iniciais, observadas quando o nível sérico de magnésio excede 4 a 6mg/dL, têm como o primeiro sinal clínico a diminuição de reflexos tendíneos profundos. Outros sintomas incluem hipotensão, náuseas, vômitos, sensação facial, retenção urinária, íleo e sonolência.

Os resultados mostraram que a suplementação com vitaminas pode ter um papel na prevenção ou na redução dos sintomas da doença. Vitaminas e nutrientes, como a vitamina B12, o ácido fólico, a vitamina D e os ácidos graxos ômega-3 foram identificados como sendo possivelmente benéficos para a saúde cerebral.