Como é o tratamento da varíola?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A varíola é uma doença extremamente grave e sem tratamento específico. Sua cura está diretamente relacionada com a forma clínica adquirida. O tratamento baseia-se apenas em administrar medicamentos que garantam o alívio da coceira e da dor.

A varíola dos macacos é, na maioria das vezes, uma doença autolimitada, com sinais e sintomas que duram de duas a quatro semanas.

Existe algum tratamento para a varíola dos macacos? Ainda não existe um tratamento específico para a varíola dos macacos. Se a pessoa ficar internada, por exemplo, o objetivo vai ser aliviar os sinais e sintomas, controlar as complicações e evitar que apareçam outros tipos de infecções.

Com freqüência, a varíola deixava cicatrizes na pele, especialmente na face. Outras seqüelas mais raras eram cegueira e deformidades nos membros. Entre os ortopoxvirus, figuram ainda os vírus da varíola do camundongo, de camelos, de macacos, de bovinos (cowpox) e da vacínia (um mutante utilizado na vacina).

A varíola provoca lesões na pele e pode levar à morte. As lesões iniciam-se como máculas (lesão sem relevo), depois tornam-se pápulas (elevação sólida), e, posteriormente, tornam-se vesículas contendo líquido e cercadas por um halo eritematoso regular. As vesículas evoluem para pústulas (pequenas bolhas cheias de pus).

“É preciso lavar muito bem essas lesões diariamente com água e sabonete e manter as roupas sempre limpas. Essas lesões acabam deixam restos de crostas e de secreção purulenta nas roupas.

Quais são os sintomas da varíola? No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte.

Erupção cutânea ou lesões de pele; Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);

As lesões da varíola dos macacos se iniciam com manchas que se elevam, formando vesículas que contêm secreção e podem ter diferentes tamanhos. Depois de um período, formam-se as crostas. Tanto o Herpes Zóster quanto a catapora são causados pelo mesmo vírus, o Varicela Zóster.

Normalmente, os sintomas da varíola dos macacos são os mesmos em adultos e em crianças e incluem: Febre. Dores no corpo. Dor de cabeça.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a OMS. A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.