Como é a coceira da candidíase?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Os sinais e sintomas da candidíase são prurido (coceira) na região da vulva e vagina, vermelhidão no local e corrimento branco com grumos (caroços), normalmente sem odor.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

O diagnóstico é feito pelo médico que analisa a mucosa da vagina (para identificar o tipo de corrimento) ou do pênis, combinado aos sintomas presentes e queixas e eventualmente após a realização de exames adicionais, caracteriza a enfermidade.

Todo esse mal-estar, que envolve principalmente coceiras, é provocado pelo excesso de fungo Candida albicans na região íntima. O tratamento indicado é a utilizar pomadas ou remédios antifúngicos prescritos por médicos ginecologistas e urologistas.

Isso porque a candidíase vaginal pode ser confundida com outras condições como dermatites, reações alérgicas, líquen escleroso, herpes genital, vaginose, entre outras.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Quais são os sintomas da candidíase?

  1. corrimento vaginal esbranquiçado;
  2. coceira leve, moderada ou forte;
  3. ardor vaginal;
  4. dor ou desconforto ao urinar.

Diferentes sintomas
Enquanto a vaginose bacteriana (VB) causa um corrimento fluido, branco acinzentado com um odor idêntico a peixe, a candidíase causa um corrimento espesso idêntico a requeijão, com um odor leve a fermento.

As pessoas que têm candidíase mucocutânea crônica desenvolvem áreas vermelhas, com crostas espessas e cheias de pus que podem se assemelhar à psoríase. Essas áreas podem aparecer no nariz, na testa e em outros lugares.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Entre as causas dessa condição estão alterações hormonais, gravidez, sexo desprotegido, uso de DIU, ducha íntima frequente e uso de antibióticos. Já na vaginose citolítica (VC), os lactobacilos é que proliferam em quantidade exagerada e aceleradamente.

Sintomas da candidíase
° Corrimento esbranquiçado; ° Ardência ao urinar; ° Desconforto durante o contato íntimo. Os probióticos são bactérias do bem que protegem e mantêm o equilíbrio da flora intestinal, por este motivo, são grandes aliados no tratamento da candidíase.

Atualmente, existem medicamentos mais modernos, como o clotrimazol de 1 dia. Trata-se de um comprimido vaginal que resolve a candidíase com apenas uma aplicação.

Banho com camomila
A camomila é uma erva que possui propriedades anti-inflamatórias, e elas ajudam a aliviar a irritação e a coceira vaginal causada pela candidíase.

Dentre os medicamentos com o tempo de tratamento mais rápido para candidíase temos, por exemplo: Clotrimazol creme 2%: uma aplicação por noite durante 3 dias. Miconazol óvulo 200 mg: uma aplicação por noite durante 3 dias.