Como a candidíase se manifesta no homem?

Perguntado por: dparaiso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Na verdade, recebe esse nome porque tem a ver com o local onde se concentra a infecção: a área do pênis. Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada.

Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única. Nos casos mais graves, as melhores opções são o miconazol + hidrocortisona em creme 1% ou o fluconazol em comprimido. Em alguns casos, a candidíase peniana pode ser o primeiro sintoma de um diabetes mellitus se instalando.

Como a candidíase é transmitida? Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser transmitida através de relações sexuais. E ainda de mãe para filho, em caso de parto normal.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

A peniscopia é um exame de extrema importância na detecção de lesões microscópicas no pênis, escroto e região perianal, causadas geralmente pelo vírus do Papiloma Humano, mais conhecido como HPV, candidíase ou herpes.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

Com a avaliação de um médico, na maioria das vezes o tratamento, caso diagnosticado alguma doença, é feito com a aplicação de uma pomada antifúngica, como Miconazol ou Clotrimazol, por cerca de 7 dias.

Arroz branco, alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e derivados são responsáveis por deixar o pH do organismo ácido. Procure consumir carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras.

Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Veja como evitar a proliferação dos fungos. A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital.

Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia. Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida? Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).

Clotrimazol
Essa é uma pomada ginecológica com antibiótico e antifúngico. A utilização é feita geralmente uma vez ao dia, de preferência à noite, de 3 a 6 dias, conforme a orientação médica.

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.