Quais são os perigos da varíola do macaco?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A varíola dos macacos, na maioria dos casos, evolui sem complicações e os sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas. As manifestações clínicas habitualmente incluem lesões na pele na forma de bolhas ou feridas que podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais.

Varíola dos macacos é perigosa? A doença normalmente é autolimitada e os sintomas duram em torno de 2 a 4 semanas. Os casos mais graves costumam ocorrer em crianças e estão associados à extensão da exposição ao vírus, estado de saúde do paciente acometido e natureza das complicações.

Uma pessoa pode transmitir a doença desde o momento em que os sintomas começam, como a erupção cutânea (feridas na pele), febre, dores no corpo e na cabeça, ínguas, calafrios e fraqueza. O período de transmissão ocorre até que as lesões cicatrizem completamente e uma nova camada de pele se forme.

Quadros graves estão relacionados ao surgimento de pneumonia, sepse, encefalite (inflamação do cérebro) e infecção ocular, que pode até levar à cegueira. Historicamente, calcula-se que a taxa de mortalidade por varíola dos macacos varie entre 3 e 6% nos pacientes infectados.

Os grupos de risco para a varíola dos macacos são imunossuprimidos, crianças, grávidas e idosos. Muito embora, estes sejam os principais grupos de riscos, não quer dizer que demais grupos não estejam sujeitos a complicações pela doença, os cuidados devem ser adotados por todos, entenda mais sobre estes grupos.

Varíola (1520): 56 milhões de mortes
A OMS declarou sua erradicação em 1980, após vários esforços para globalizar as campanhas de vacinação. No entanto, estima-se que a varíola tenha matado até 300 milhões de pessoas apenas no século 20 e até 500 milhões em seus últimos 100 anos de existência.

Normalmente, os sintomas da varíola dos macacos são os mesmos em adultos e em crianças e incluem:

  • Febre.
  • Dores no corpo.
  • Dor de cabeça.
  • Calafrio.
  • Fraqueza.
  • Adenomegalia: linfonodos inchados (ínguas)
  • Erupções cutânea ou lesões de pele.

O tratamento costuma ser de suporte e potencialmente com antivirais. A prevenção envolve a vacinação que, por causa de seus riscos, é realizada de forma seletiva. Nenhum caso de varíola ocorreu no mundo desde 1977, em razão da vacinação mundial.

O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O nome monkeypox se origina da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958.

A varíola dos macacos começa por volta de três semanas após a exposição ao vírus. Inicia-se um quadro que ocasiona febre, calafrios, aumento de gânglios, cansaço, fraqueza, dores musculares, dor de cabeça e sintomas respiratórios, como congestão nasal e tosse.