Como evitar a neutropenia?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para evitar que o paciente desenvolva a neutropenia grave, existem algumas medidas que podem ser adotadas. Por exemplo, o uso de antibióticos para diminuir o tempo da neutropenia e restaurar mais rapidamente a imunidade. Além disso, mudanças na dosagem da quimioterapia também podem ser utilizadas.

Nesse cenário, as sociedades Americana3 e Europeia4 de Oncologia (ASCO e ESMO) recomendam a prevenção da neutropenia com medicamentos que estimulem e regularizem a produção dos glóbulos brancos, como o lipegfilgrastim.

Manter técnica estéril durante a preparação de medicamentos parenterais; avaliação periódica do risco e grau da neutropenia febril; fornecer informações e apoio aos pacientes durante os ciclos de quimioterapia antineoplásica, além de reforçar a procurar imediatamente serviço especializado em caso de NF(7-18).

Algumas vitaminas ajudam a produzir os neutrófilos no corpo. Ácido fólico, vitamina B12 e cobre são exemplos. Está relacionada a pacientes que são vegetarianos estrito, que fizeram cirurgia de redução de peso (bariátrica) e não tomam seus suplementos, e em algumas doenças, como a anemia megaloblástica.

A dietoterapia em situações de neutropenia geralmente restringe o consumo de frutas frescas, sucos naturais, legumes/ verduras cruas e ovos/ carnes mal cozidos11,16.

Muitos distúrbios fazem com que os neutrófilos se esgotem ou sejam destruídos. Esses distúrbios incluem certas infecções bacterianas, alguns distúrbios alérgicos e alguns tratamentos com medicamentos (como medicamentos usados para tratar o hipertireoidismo). Pessoas com distúrbio autoimune.

A ND caracteriza-se por restringir o consumo de frutas e legumes não cozidos, carne e peixe crus, e queijos de pasta mole (brie, camembert, serra de estrela, munster, azeitão). O objetivo dessas restrições é diminuir o risco de infecção em pacientes com risco ou com neutropenia já estabelecida.

Em pacientes de alto risco, a terapêutica antifúngica empírica e infecções fúngicas invasivas devem ser consideradas para pacientes com febre persistente ou recorrente após 4-7 dias de antibióticos e duração da neutropenia prevista > 7 dias.

A queixa principal de um paciente com possível quadro de neutropenia é febre e a frequência de sintomas e especialmente de sinais é claramente diminuída, uma vez que há considerável diminuição na resposta inflamatória causada pelos neutrófilos.

Contudo, na medida em que a CAN continua a declinar para menos de 1.000/ L, o risco de infecções aumenta. Os pacientes mais propensos a desenvolver infecções são os com neutropenia grave (neutrófilos < 500 L).

Peixe, ovo, leite e vegetais verdes folhosos contêm uma abundância do nutriente e ajudam a elevar os níveis de neutrófilos. Certos produtos de soja são enriquecidos com a vitamina B12, uma ótima opção se você for vegano ou não gostar de produtos animais.