Como encontrar o foco de uma hipérbole?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

A hipérbole pode ser obtida a partir da secção de um cone duplo. De forma analítica, a hipérbole é o lugar geométrico formado pelos pontos em que a diferença entre distância desse ponto a outros dois pontos conhecidos como focos é sempre constante.

Os pontos e são chamados de focos da hipérbole e ⁢ c = | F 1 ⁢ é chamada de distância focal. O ponto médio entre os pontos e é chamado de centro da hipérbole. São chamados vértices da hipérbole os pontos e , sendo que o segmento ⁢ é chamado de eixo real (ou transverso) da hipérbole.

A forma padrão de hipérboles centradas fora da origem é encontrada aplicando uma translação de h unidades no eixo x e k unidades no eixo y. Isso resulta no centro da hipérbole sendo localizado em ( h , k ) (h, k) (h,k). Temos duas variações desta equação dependendo da orientação da hipérbole.

O que nos leva a concluir que y se aproxima de ± b a x. Por isso, dizemos que as retas de equação y = b a x e y = − b a x são as assíntotas da hipérbole de equação x2 a2 − y2 b2= 1. b2= 1 for a equação reduzida de hipérbole, suas assíntotas serão y = ± a b x.

a² = b² + c², em que 2c é a distância focal, como vimos anteriormente. Quando b > a, os focos da elipse estão sobre o eixo y, e teremos que b² = a² + c².

Acima do vértice da parábola há um ponto identificado como foco. Abaixo da parábola há uma reta horizontal identificada como diretriz. Na parábola, há três pontos em locais aleatórios.

O objetivo central da hipérbole é construir elementos que dão efeitos ao discurso. No caso da hipérbole, a finalidade é dar ênfase à alguma ideia. Então, é exatamente a figura de linguagem oposta ao eufemismo, que tem o objetivo de minimizar uma expressão.

Sabemos que o centro da hipérbole está localizado no ponto médio entre os focos, o que nos dá o ponto (0,0). Além disso, sabemos que um dos vértices está no ponto P(0,– 3), o que nos indica que a hipérbole é vertical. Portanto, a alternativa correta é aquela que apresenta a equação x²/4 - y²/21 = 1.

O eixo vertical - que é a reta de equação x=0 - e o eixo horizontal - que é a reta de equação y=0 - são denominadas assíntotas ao gráfico da função. São retas das quais o gráfico se aproxima indefinidamente, sem nunca encostar.

O exagero é o que caracteriza a hipérbole. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração. Ela pode ser identificada em falas do cotidiano, em textos literários ou artísticos e também na propaganda.