Como é possível um homem engravidar?

Perguntado por: rcaldeira9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Um homem pode engravidar ou isso é coisa da minha cabeça?” A pessoa que nasce biologicamente com o sexo masculino não engravida . Isso porque ela não tem útero e nem ovários e sim pênis e testículo. Portanto, não tem como uma gravidez acontecer nessa situação.

Sim, um homem trans pode engravidar alguém na medida em que seus óvulos podem ser utilizados para gerar um embrião que será gerado por outra pessoa. Para isso é preciso utilizar a técnica de Fertilização In Vitro para que a gestação aconteça. Desta forma podemos considerar que ele participou ativamente da gravidez.

A gravidez masculina, também chamada de síndrome de Couvade, é um quadro no qual o homem passa a desenvolver alguns sintomas típicos da gestação, juntamente com sua companheira. Em alguns casos de gravidez masculina, o abdome do homem pode aumentar de volume, tal como se estivesse “grávido”.

O envelhecimento do homem interfere na qualidade e na quantidade dos espermatozoides, dificultando a gravidez espontânea. Porém, desde o início da puberdade até o final da sua vida (caso outros fatores não comprometam a sua fertilidade), o homem continua produzindo gametas e pode engravidar a sua parceira.

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.

O transplante, porém, nunca foi realizado em uma mulher trans, mas os médicos britânicos acreditam que é “perfeitamente possível” implantar um útero em um corpo masculino, que ali pode se desenvolver uma gestação a termo e que talvez seja “eticamente inadmissível” não considerar a realização da cirurgia.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

50 anos

Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo - Revista Galileu | Sociedade.