Como é o novo RG em Minas Gerais?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Minas Gerais é um dos 23 Estados que ainda não oferecem a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento, criado pelo governo federal em 2022, é emitido a partir do CPF, e conta com versões física e digital - ambas tendo a mesma validade em todo o território nacional.

NOVO DOCUMENTO DIGITAL
No documento, também constam um QR Code, utilizado para verificar sua autenticidade, o código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como o tipo sanguíneo de seu portador e se ele é doador de órgãos.

A nova Carteira de Identidade de Minas Gerais será entregue pelo Correios no endereço informado pelo cidadão no momento do atendimento. O prazo para emitir e entregar o documento é de até 07 dias úteis.

No interior do Estado, deve-se procurar o município onde haja unidade UAI instalada ou o Posto de Identificação da Polícia Civil mais próximo. No site, selecione Agendamento de Serviços > Documentos Pessoais > Agendar emissão da Carteira de Identidade (1ª via) e preencha as informações solicitadas.

Novo modelo tem apenas o CPF como número de registro, conta com versão física e digital e traz elementos adicionais de segurança; A nova CIN é gratuita e já está disponível em 12 estados para quem for emitir a primeira via do documento; O RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

O RG Digital - MG está disponível tanto para os sistemas operacionais Android e iOS.

 Após 07/2003 parte dos RGs é digitalizada e sem perfuração.  Pode apresentar informação do tipo sanguíneo.  Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos).

No Brasil adotou-se o modelo obrigatório e gratuito na primeira via em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR. Ademais, a troca para nova Carteira de Identidade Nacional assim como as futuras renovações são gratuitas também. A primeira via da CIN e as renovações são gratuitas, em acordo com a Lei 7.116/83.

Ao todo, 11 estados brasileiros estão aptos a emitir a nova carteira: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.