Como fazer para tirar o PIS pela primeira vez?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como falamos anteriormente, a entidade responsável pelo repasse do PIS é a Caixa Econômica Federal. É possível emitir esse comprovante pessoalmente em uma agência da CEF, através do aplicativo Caixa Trabalhador ou do Site Caixa PIS.

Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

Diferenças entre NIS e PIS – O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Para saber se vai ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023 (ano-base 2021), o trabalhador deverá consultar as informações do valor, data e banco de recebimento pela Carteira de Trabalho Digital (no site ou no aplicativo) ou por meio do portal Gov.br a partir do dia 5 de fevereiro.

O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, não sendo mais necessário para a contratação pelas empresas que aderiram ao eSocial. Com a simplificação dos serviços, o número de CPF será suficiente para essas contratações.

Através do app da Carteira de Trabalho Digital
Tenha em mãos o CPF cadastrado e a senha do Gov.BR. Caso tenha perdido, não se esqueça de que é possível recuperar a senha. Na aba “Detalhes”, role para baixo para saber o número do seu PIS. Anote-o e pronto!

Acesse o Portal Cidadão em cidadao.caixa.gov.br; Identifique-se com senha Caixa Tem ou Portal Cidadão; Entre em “Acessar meu NIS”; Confira o número do seu NIS/PIS.

Sim, os números do NIS e do PIS são exatamente os mesmos! Entretanto, eles são gerados em duas bases de dados diferentes. O NIS surge a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo.

Acesse o Meu INSS, com seu cadastro na conta Gov.br; Após fazer login, localize e selecione a opção “Meu Cadastro”; Você irá localizar na área “Elos CNIS”, o número do NIT, correspondente ao seu NIS.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.

Última atualização em 26 de julho de 2023 às, 17h12. O número do Programa de Integração Social (PIS) é utilizado pelos trabalhadores para ter acesso a alguns direitos e benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego ou saque do FGTS.

Como saber o número da carteira de trabalho digital? Não existe mais um número específico para a CTPS na carteira de trabalho digital. Hoje, os trabalhadores são identificados pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) e todos os registros de trabalho são realizados apenas com esse dado.