Quem nunca trabalhou tem NIT?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Por meio do NIT, o trabalhador que não possui carteira assinada pode contribuir com o INSS. O NIT é emitido quando um trabalhador autônomo, que nunca trabalhou mediante carteira assinada, faz sua inscrição no INSS.

A primeira é por meio do deslocamento até uma Agência da Previdência Social, munido dos documentos pessoais. Outra alternativa é via solicitação telefônica para a Central Telefônica do INSS (135). Por fim, é possível obter o NIT online, por meio do portal da Previdência Social, CNIS, app Meu INSS, ou no próprio site.

Se você é um trabalhador autônomo e nunca teve a carteira de trabalho assinada, mas quer contribuir com o INSS para garantir direitos, como a aposentadoria, é necessário fazer sua inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social para, assim, obter o NIT, que é o seu número de inscrição.

Se um profissional não tiver número de NIT/PIS/Pasep, como poderá se cadastrar? Resposta: O campo NIT/PIS/Pasep é de preenchimento obrigatório. Caso o profissional não possua cadastro, deverá providenciar sua inscrição no INSS.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Através do site ou aplicativo Meu INSS, é possível ter acesso a diversos serviços da previdência de forma gratuita, além de fazer a consulta do NIS pelo CPF. Para isso, é preciso ter a senha do gov.br cadastrada, que pode ser feita facilmente através do CPF, bancos credenciados, dentre outras maneiras.

O que é NIT? O Número de Registro do Trabalhador – NIT, é destinado a todas as pessoas que nunca mantiveram vínculo empregatício com carteira assinada, ou seja, a todos os trabalhadores autônomos.

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

NIT – Número de Identificação do Trabalhador: Usado por trabalhadores que não possuem carteira de trabalho garantirem acesso aos direitos trabalhistas. NIS – Número de Identificação Social: É o número para identificar brasileiros que recebem ou receberam algum benefício do Governo. Inclusive, é o mesmo número do PIS.

Pelo site

  1. Acesse o site do CadÚnico.
  2. Faça o login em “Meus Benefícios”
  3. Utilizando o formulário de consulta, basta preencher seus dados solicitados nos campos em branco e “Emitir certificado”
  4. Será possível verificar o número do NIT pela identificação referente ao número “NIS”.