Como preencher RG corretamente?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os dados são solicitados na seguinte ordem:

  1. Número do Registro Geral (RG);
  2. Sigla da Unidade Federativa (UF), que é o estado expedidor;
  3. Órgão expedidor.

O campo "Número" do "Documento de Identidade" aceita apenas números e letras. Caso o número do documento de identificação a ser utilizado no dia do atendimento tenha símbolos como traço, por exemplo, preencha apenas os número e letras.

Todo RG precisa ter um dígito verificador, que fica separado dos oito primeiros números do documento.

Órgão emissor da Carteira de Identidade (RG)
Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

 Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos). Na 2ª via é assumido o ano de expedição da 1ª via para a formação de número.  A parti do número 3.000.000 -acrescentou-se dígito de 0 a 9  Delegado assinante:Dr, José Rangel Athaide.

O que é órgão emissor ou órgão expedidor? O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.

Também é possível adicionar o número de série de diversos documentos, como:

  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Documento de identidade profissional;
  • Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • Título de eleitor;
  • Carteira nacional de saúde;
  • NIS/PIS/Pasep.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “REGISTRO GERAL”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

As restrições são atualizadas no banco de dados da Polícia Civil em aproximadamente até: 1) duas horas, quando resultam do registro de boletins de ocorrências (tais como de furto ou roubo). 2) alguns dias, quando resultam de um falecimento não registrado num boletim de ocorrência.

A partir de 26 de julho começam a ser emitidas as novas carteiras de identidade nacionais. O documento não terá mais um número de RG, Registro Geral, diferente. O RG vai ser o número do CPF do cidadão, único e válido para todo o país.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o documento conta, ainda, com um dígito verificador após oito dígitos (12.345.678-1).

Muita gente não conhece muito bem ou não sabe o que é RG. As letras significam Registro Geral.

O dígito de controle, após o Número do RG, é de preenchimento obrigatório. Se na sua Carteira de Identidade não constar o dígito de controle após o Número do RG, dirigir-se a um Posto Poupatempo ou Posto de Identificação da Polícia Civil para requerer a 2a. via da Carteira.

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública é a responsável pela administração das polícias em todo o Estado de São Paulo. A chefia geral da organização policial é competência do secretário da Segurança Pública – escolhido e nomeado pelo Governador do Estado.