Quem tem o PIS?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

2. Quem tem direito ao PIS e ao PASEP. O PIS atende funcionários de empresas privadas, e o PASEP servidores públicos. Para ter direito a esses programas, o trabalhador deve ser cadastrado por seu primeiro empregador, uma única vez.

Maneiras de consultar o PIS:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

Utilizando como referência o ano de 2021, todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante esse período tem direito a receber o abono salarial do PIS.

Portanto, ao tratar do ano-base, quem recebeu mais de 2 salários mínimos, quem não tiver trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias e estiver inscrito há menos de 5 anos no programa, não receberá o abono salarial.

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Acesse a CTPS Digital! Acesse a CTPS Digital! Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS. Além disso, você também pode pedir seu número do PIS indo até uma agência da Caixa e solicitar para o gerente.

Para não perder esse direito, o empregado precisa que o empregador mantenha seus dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), e ele precisa estar há 5 anos, pelo menos, inscrito no PIS/Pasep.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

A Caixa Econômica Federal deposita o dinheiro do PIS para 3.737.150 milhões de trabalhadores de empresas privadas nascidos em setembro e outubro e o Banco do Brasil paga o abono a 538.418 mil servidores públicos com os números 6 e 7 de final de inscrição no Pasep - veja abaixo o calendário completo do PIS/Pasep 2023.

Aplicativo Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android/iOS);
  2. Ao abrir o app, insira no campo indicado o CPF e a senha de acesso para fazer o login;
  3. Marque a opção “Não sou um robô”;
  4. Selecione a opção “Abono salarial”, na lista de serviços disponíveis, para consultar o seu PIS;

Diferenças entre NIS e PIS – O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Os objetivos do PIS e do PASEP são: integrar o empregado na vida e no desenvolvimento das empresas; assegurar ao empregado e ao servidor público o usufruto de patrimônio individual progressivo; estimular a poupança e corrigir distorções na distribuição de renda; e.

PIS 2023 É REFERENTE A QUE ANO? O PIS/PASEP é liberado no ano seguinte de tempo de serviços. Por exemplo, quem trabalhou em 2014, tem direito ao PIS 2015. Porém, a regularização saiu de rumo com a interrupção do PIS 2020 por conta da pandemia.

Trabalhadores que em 2021 receberam mais de 2 salários mínimos mensais, por exemplo, não têm direito ao PIS 2023. Conheça os critérios que habilitam o recebimento do abono: Estar cadastrado no programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Como consultar o saldo do PIS pelo Caixa Tem?

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
  2. Insira seu CPF e senha de acesso aos serviços Caixa para fazer o login;
  3. clique em “Não sou um robô”;
  4. veja a lista de serviços disponível e selecione “Abono salarial”.