Como tirar o NIS para quem nunca trabalhou?

Perguntado por: ipadilha5 . Última atualização: 7 de julho de 2023
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Se você nunca trabalhou é possível tirar essa numeração ao se cadastrar no banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS).

No site www.caixa.gov.br, vá na aba Empresas, em seguida na opção Cadastramento NIS; Insira a identificação do Certificado Digital e informe os dados do trabalhador. O número NIS do colaborador será informado após a conclusão do processo.

a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, não tem problema!

Famílias com renda mensal maior de meio salário-mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Como cadastrar o NIS para o meu filho? Para cadastrar o NIS para um dependente, é necessário registrar o filho no CadÚnico, processo que pode ser feito no CRAS ou órgãos similares que estejam ligados à assistência social no município.

As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

É preciso que todos os membros da família estejam inscritos no CadÚnico e mantenham as informações atualizadas a cada dois anos. O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.

Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF

  1. CPF, de preferência.
  2. Título de Eleitor.
  3. Certidão de Nascimento ou Casamento.
  4. Carteira de Identidade ou.
  5. Carteira de Trabalho.

As famílias também podem verificar a situação pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111. Para verificar se vai receber e qual será o valor, o beneficiário deve ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social).

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.