Porque a pessoa tem dois NIT?

Perguntado por: hpeixoto2 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Muitas vezes, um NIT correspondia ao período em que o trabalhador teve carteira assinada e outro referente à época em que pagou o INSS como autônomo, por exemplo. Isso se dava porque, até pouco tempo, não havia integração dos sistemas de informação e dados do governo, gerando dois cadastros.

Existe a possibilidade de você ter mais de um CNIS quando você tiver mais de um Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Geralmente acontece quando a pessoa é empregada em uma empresa, por exemplo, e depois vira contribuinte individual (autônomo), onde, por vezes, é gerado um novo NIT.

Sabia que é possível que uma mesma pessoa possua dois NITs? Nunca deixe de verificar isso para o seu cliente sempre que você for pegar o CNIS dele em uma agência no INSS.

Central de atendimento do INSS
O número do NIT pode ser consultado através do site MEU INSS ou através do telefone de contato 135.

Para regularizar essa duplicidade em seus números de PIS é necessário fazer um agendamento de atualização cadastral no INSS pelo site ou pelo fone 135 e no atendimento pedir o agrupamento de NIT/PIS e assim ter todas as informações compiladas em um mesmo cadastro.

Muitas vezes, um NIT correspondia ao período em que o trabalhador teve carteira assinada e outro referente à época em que pagou o INSS como autônomo, por exemplo. Isso se dava porque, até pouco tempo, não havia integração dos sistemas de informação e dados do governo, gerando dois cadastros.

Existe uma grande diferença entre NIT e PIS. Enquanto o primeiro é o número de inscrição dos profissionais autônomos, o segundo é atribuído aos trabalhadores com carteira assinada. O PASEP, em terceiro, é conferido aos servidores públicos. Todos são sequências numéricas de 11 dígitos.

Pessoas inscritas no INSS.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

O número do PIS atribuído a ele será o mesmo para o NIS ou NIT. Na prática, a diferenciação nos nomes serve apenas para dividir as categorias e entidades que cadastram o trabalhador, mas o número continua sendo o mesmo, por isso quem já possui um deles não precisa e nem pode emitir o de outro.

PIS e NIT é a mesma coisa? Não! O PIS é o Programa de Integração Social em que empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus funcionários. Já o NIT é para trabalhadores que nunca trabalharam de carteira assinada.

NIT – Número de Identificação do Trabalhador: Usado por trabalhadores que não possuem carteira de trabalho garantirem acesso aos direitos trabalhistas. NIS – Número de Identificação Social: É o número para identificar brasileiros que recebem ou receberam algum benefício do Governo. Inclusive, é o mesmo número do PIS.

A situação é semelhante no caso de mudança do serviço público para a iniciativa privada - o número de inscrição se mantém, mas a conta individual passa do Banco do Brasil S/A para a Caixa. É importante informar ao novo empregador o seu número PIS-PASEP para evitar que ocorra novo registro sob outro número.

O número é composto de 11 dígitos e todos os trabalhadores que atuam no setor privado têm esse registro. Portanto, ele é um número único para cada pessoa.

Milhares de trabalhadores já receberam o saque duplicado do PIS/Pasep nos últimos meses. O primeiro é referente aos valores esquecidos entre 2020 e 2021, que ainda não foram resgatados.

Você deverá ir na caixa fazer a regularização, unificando os dois.

Se um mesmo participante tiver mais de uma conta, a conta que prevalece é a mais antiga. Para unificar essas contas o mesmo deverá: Comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e solicitar a emissão de um extrato cadastral no número do PIS e do PASEP, respectivamente.