Como é o novo RG de Minas Gerais?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Algumas mudanças do novo documento de identificação é o registro apenas com o CPF e inclui o código utilizado em passaportes, podendo ser documento de viagem.

Minas Gerais é um dos 23 Estados que ainda não oferecem a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento, criado pelo governo federal em 2022, é emitido a partir do CPF, e conta com versões física e digital - ambas tendo a mesma validade em todo o território nacional.

A nova Carteira de Identidade de Minas Gerais será entregue pelo Correios no endereço informado pelo cidadão no momento do atendimento. O prazo para emitir e entregar o documento é de até 07 dias úteis.

No interior do Estado, deve-se procurar o município onde haja unidade UAI instalada ou o Posto de Identificação da Polícia Civil mais próximo. No site, selecione Agendamento de Serviços > Documentos Pessoais > Agendar emissão da Carteira de Identidade (1ª via) e preencha as informações solicitadas.

Novo modelo tem apenas o CPF como número de registro, conta com versão física e digital e traz elementos adicionais de segurança; A nova CIN é gratuita e já está disponível em 12 estados para quem for emitir a primeira via do documento; O RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

O RG Digital - MG está disponível tanto para os sistemas operacionais Android e iOS.

Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos). Na 2ª via é assumido o ano de expedição da 1ª via para a formação de número.  A parti do número 3.000.000 -acrescentou-se dígito de 0 a 9  Delegado assinante:Dr, José Rangel Athaide.

Outros estados com emissão do novo documento são Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o ministério, mais de 460 mil CINs físicas foram emitidas até abril, e mais de 330 mil baixadas no GOV.BR.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

A emissão do novo modelo de RH é obrigatória, porém só será exigido para as pessoas com menos de 60 anos em 2032, ou seja, daqui a quase 10 anos. Assim, segundo informações do governo, até essa data não haverá obrigatoriedade.

6 de março

A partir de 6 de março, o novo RG, que passou a ser chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), passará a ser emitido em todos os Estados do país.

A expectativa é que, no início de agosto, o documento seja expedido também pelos estados do Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e pelo Distrito Federal. Os demais têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequar ao novo modelo.

PCMG - Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.