Como é o comportamento de uma gata no cio?

Perguntado por: lmagalhaes6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O primeiro sinal é o comportamento dengoso bem evidente: as gatas costumam rebolar e se esfregar no chão, deixando a genitália bem exposta. Apesar de todo mundo adorar dar um afago ao pet, durante o estro, ele pode ser um pouco incômodo. Além de excessivamente dengosas, as gatas às vezes apresentam sangramento.

Existem florais que podem ser administrados durante a fase do cio para acalmar as fêmeas. Vale consultar um veterinário para identificar quais são e qual a posologia adequada para a sua gata. Catnip, a famosa graminha ou erva do gato, também pode ajudar nesse momento.

A partir de 5 meses de idade, a fêmea já pode entrar no cio, e esse ciclo pode se repetir a cada dois meses. Você poderá notar algumas alterações de comportamento: miados diferentes, saídas frequentes à rua, visitas de gatos machos em sua casa etc.

Quando é possível notar o gato cruzando? O cruzamento de gato acontece quando a gata está no cio e aceita o macho. Para ficar mais fácil de identificar essa fase, lembre-se que a vocalização é intensa e a mudança de comportamento também pode ser notada. O animal tende a ficar mais dócil e se esfregar em tudo na casa.

A felina não sente dor durante o cio e os sintomas surgem apenas como uma forma de atrair parceiros sexuais. “A vocalização — ou seja, os miados altos — tem muito mais a ver com a questão de atrair os machos. Então elas não sentem dor”, esclarece Aline.

O Anticoncepcional Biovet Preve-Gest 12 Comprimidos permite retardar ou bloquear o cio de cachorras e gatas, diminuir ou suprimir a hemorragia vulvar e a atração dos machos, evitando a concepção.

Uma diferença importante entre elas e as cachorras é que as gatas geralmente não apresentam o sangramento do início do período de cio, o proestro. Embora possam ter outras alterações, como o aumento da vulva, as principais mudanças observadas durante o período são as comportamentais.

O principal deles é a presença de gatos machos nos arredores. Os gatos machos e não castrados exalam um cheiro que estimula o organismo da fêmea para se preparar para a reprodução. Dessa forma, se a gata estiver próxima a eles, o ciclo do cio pode começar de novo e continuar por mais tempo.

Dar mais carinho e atenção à gata. Brincar com mais frequência, isso fará com que ela desvie temporariamente seu comportamento de cio. Não gritar nem ficar bravo com o comportamento dela, pois ela não faz isso de propósito, está em sua natureza.

A quantidade de LH libertada depende do número de cópulas. Gatas que só copulam uma vez, apenas 50% conseguem ovular. Para haver maior probabilidade de engravidar a gata deve copular 4 vezes em 24h para garantir um pico de LH suficientemente alto para induzir a ovulação.