É normal o gato vomitar depois de tomar remédio de verme?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Como se trata de uma medicação como qualquer outra, alguns pets podem apresentar mais sensibilidade do que outros aos componentes presentes no vermífugo, causando diarreia e vômito no seu amiguinho.

No corpo do animal, o vermífugo para gato age na eliminação de parasitas que estejam no organismo, promovendo a desparasitação. Além disso, ele ainda consegue manter o pet imune por um período de tempo. Portanto, o vermífugo funciona como um remédio para verme de gato e também ajuda na prevenção.

De acordo com a Dra. Ana Rita, sim. “Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica.

O spray pode eliminar instantaneamente os parasitas que se encontram sobre o corpo do gato e oferece proteção por cerca de quatro semanas. As pastilhas contra as pulgas agem de 4 até 24 horas após a sua ingestão. Os comprimidos antiparasitários fazem efeito ao passar pelo sistema digestivo.

A ocorrência de vômitos, porém, deve ser considerada sinal de doença e, portanto, investigada quando: ocorre com frequência maior que duas vezes ao mês, se a frequência está aumentando e o gato está perdendo peso4.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

Constipação. Dor de cabeça. Secura da boca. Prurido cutâneo (uma inflamação na pele que dá coceira).

Possíveis efeitos colaterais do vermífugo
Após o tratamento, animais altamente infestados por vermes, podem apresentar vômitos, diarreia e apatia, devido a morte e a desintegração desses parasitas no intestino do gato.

Para cada tipo de parasita, existe um tempo de tratamento mais adequado, que pode variar de 1 a 5 dias, por exemplo. Em geral, o efeito já é sentido logo após o término do tratamento, se ele for indicado adequadamente e os sintomas sejam realmente causados por parasitose intestinal.

O primeiro sintoma e talvez o mais reconhecido, é a diarreia. É necessário prestar atenção na presença de sangue nas fezes, muco ou diarreia persistente. Vermes e segmentos de vermes podem aparecer nas fezes do gato. Eles podem se assemelhar a grãos de arroz ou visíveis a olho nu.