Como saber se o cachorro esta com febre?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Por exemplo, é possível saber se o cachorro está com febre caso ele apresente:

  1. Focinho quente e seco.
  2. Orelhas quentes.
  3. Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço.
  4. Tremedeiras.
  5. Olhos vermelhos.
  6. Vômito.
  7. Tosse.
  8. Perda de apetite.

A dipirona para cachorro é capaz de abaixar a febre do animal. O cachorro pode tomar dipirona em casos de febre porque, assim como acontece com os humanos, o medicamento tem ação anti-térmica e reduz a temperatura do cachorro com febre. O medicamento também funciona como analgésico em cães e ajuda a aliviar dores.

Calibre o termômetro auricular veterinário.
Geralmente, ele será calibrado de modo automático; basta ligá-lo e aguardar alguns segundos até que ele emita sinais sonoros. Nunca use termômetros de vidro para medir a temperatura pela orelha do cão, já que o resultado não será preciso.

Outro fator que indica que seu cachorro está com febre é o aumento da temperatura da barriga, mas a veterinária ressalta que esse sintoma não pode ser avaliado isoladamente. “Se, por exemplo, o dia estiver muito quente e o cachorro tiver ido à rua, é normal que ele fique com o corpo mais quente.

O que pode causar febre em cachorro? Assim como acontece com nós humanos, as causas mais comuns de febre em cachorro são as infecções por bactérias, fungos ou vírus. Dessa forma, algumas doenças como gripe e otite, por exemplo, podem deixar um cão febril.

No caso dos pets, o uso da dipirona para cachorro pode ocorrer para tratar febre, dores leves a moderadas que envolvem tecidos moles como o trato digestivo e urinário, espasmos de musculatura e cólicas.

Vocalização (uivos, choro ou gritos)
Outro entre os sinais de que o cachorro está com dor pode ser percebido por meio de latidos, uivos, choros ou gritos, uma vez que essa é uma forma do seu pet se comunicar com o seu dono.

Vocês sabiam que os cachorros podem apresentar temperatura um pouco mais elevada do que os seres humanos? Verdade! No entanto, se o pet estiver quente e possuir sintomas como apatia, nariz seco ou escorrendo, vômitos e diarreia, ele pode estar com febre.

O recomendado é uma gota do medicamento para cada Kg do animal. Isso significa que um cãozinho de 6 Kg tomará seis gotas de dipirona para cachorro. Já a dipirona comprimido para cachorro é mais recomendada para pets que já atingiram a idade adulta ou aqueles de grande porte.

Focinho quente de cachorro pode ser sinal de febre
O focinho do cachorro gelado e úmido é perfeitamente normal. Essas características deixam o nariz dos pets em perfeita condição para sentir odores e controlar a temperatura corporal. Dessa forma, um cachorro com focinho quente pode ser sinal de febre.