Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

21 dias

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um.

A maior preocupação dos tutores é saber quanto tempo um cachorro fica no cio. O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

Segundo o médico veterinário Luciano Frozza, os métodos contraceptivos mais utilizados são os injetáveis, a base de progestágenos, “mas para serem eficazes devem ser utilizados a cada seis meses para coibirem o cio”, explica.

Normalmente, o cio acaba com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio.

4 dias

Geralmente a cadela aceita cruzar com o macho durante 4 dias, e você vai saber que o período fértil dela acabou quando ela mesma não deixar que o macho se aproxime novamente para cruzar.

Primeiro cio de cachorro – Ela fica mais carente e chorona
No entanto, nesse período de cio, você vai reparar que a cadelinha vai ficar mais chorona e mais carente. Isto é, ela vai ficar choramingando pelos cantos e também vai ficar mais sensível nas interações.

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.