O que coelho come?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 2 votos

A primeira ideia que deve ter é que o seu coelho é um herbívoro estrito, adaptado à ingestão de uma dieta com elevado teor de fibra. A alimentação de um coelho deve ser baseada em três elementos essenciais: feno, granulado e vegetais frescos.

Verduras. As folhas estão entre os alimentos preferidos do coelho! Então, na hora de se perguntar “o que coelho come?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas sem utilizar sal e qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como alface, já que eles podem soltar o intestino.

feno

Coelhos são herbívoros, então sua dieta consiste principalmente em grandes quantidades de feno,verdura, algumas frutas e também ração. Feno: é um dos alimentos mais importantes da dieta de um coelho, por essa razão deve ser oferecido diariamente.

Entre as frutas que o coelho pode comer algumas vezes na semana, estão: banana, mamão, maçã, pera, melão, melancia, manga, abacaxi e muitas outras, desde que oferecidas com moderação.

Coelho gosta de carinho no nariz, na cabeça e na testa! As orelhas são partes muito sensíveis, por isso, se você já tiver mais intimidade com o bichinho, pode acariciá-lo ali. Ele também aceita um afago no dorso, mas se você notar o coelho pedindo carinho e quiser agradá-lo, foque sempre no nariz e na testa!

Coelhinhos não podem comer: Sementes de maçã e pera, alface, repolho, chocolate, vagem, batata, beterraba, abacate, batata doce, milho, cebola, nozes, doces, biscoitos, alho, inhame, ervilhas, lentilhas, folhas de tomate e pães.

Segundo Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, arroz não está entre os alimentos para coelho recomendados, nem mesmo esporadicamente. Ainda que não seja tóxico, você não deve dar arroz para coelho, uma vez que o alimento pode trazer prejuízos à saúde dele.

Para quem também tem essa dúvida, saiba que a resposta é sim, a grama para coelho está autorizada. Inclusive, trata-se de um alimento importante para a nutrição desses animais na natureza. Já para peludos domésticos, esse coelho come grama. No entanto, esta não deve ser a base da alimentação do pet.

O ideal é ofertar a banana ao coelho apenas algumas vezes por semana, no máximo por três dias, e sempre de maneira intercalada com outras frutas e vegetais. Frutas devem ser oferecidas como brinde, devido à grande quantidade de açúcar presente nelas, que pode causar gases e fermentar no TGI do animal.

Além da ração específica para coelhos, os orelhudos devem ter feno à vontade, além de ingerir frutas, verduras e legumes até três vezes na semana. Nesse contexto, a cenoura é um dos legumes que coelho pode comer, podendo ser servida não apenas a parte do talo, mas também as folhas.

Não pode dar pão para coelho!
Por ser um animal herbívoro, a dieta desses animais deve ser equilibrada com vegetais e frutas. Alimentos para além desses, na verdade, trazem péssimas consequências ao bichinho. O pão contém amido, um hidrato de carbono (o tal do carboidrato).

Dê pequenas quantidades de comida em granulado ou mistura de cereais apenas uma vez por dia e retire após algumas horas. Não deve dar mais de 2-3% do peso do animal em granulado por dia.

A gaiola é muito importante para gerar um bem estar com o coelho doméstico. É nela que ele deve ficar, sendo uma espécie de ambiente de descanso, para ele ficar quando quiser se acomodar. Portanto, ela deve estar muito bem adaptada para que seja um dos lugares onde colocar o coelho para dormir e descansar.

Não se pode dizer que os coelhos gostem do sol. Na verdade, na natureza, os coelhos só costumam sair das tocas ao fim da tarde, pois os orelhudos evitam estar ao sol. Assim, é importante estar atento à temperatura a que os seus coelhos ficam exposto.

Como a maioria dos predadores caça de noite, recomenda-se que um coelho solto ao ar livre seja levado para dentro de casa todas as noites. Uma casinha coberta e resistente no quintal é geralmente suficiente para desencorajar ataques durante o dia, especialmente se tiver humanos por perto.