Como fazer soro caseiro para cachorro?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para fazer o soro caseiro, você vai precisar de:

  1. 1 litro de água mineral;
  2. 1 colher de chá de sal;
  3. 3 colheres de sopa de açúcar;
  4. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  5. Suco de meio limão.

A hidratação canina deve acontecer, inclusive, fora de casa. Leve sempre com você uma garrafinha de água durante os passeios para que possa oferecer ao animal, especialmente em dias quentes, pois, nestes momentos, o cão mais vai precisar beber mais água e você será o responsável para que ele consiga.

A proporção recomendada é de 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. É importante respeitar as quantidades recomendadas para garantir a eficácia e segurança do soro caseiro.

Sempre que um animal tem uma diarreia líquida, diarreia com sangue ou excesso de vômito, em que ele perde muito suco gastrointestinal, o soro caseiro é bem-vindo”, explica. O profissional alerta para a contraindicação no caso dos pets cardiopatas, que só devem receber soro sob supervisão de um especialista.

Receita de soro caseiro
Para a receita, separe: 1 litro de água mineral natural. 1 colher de chá de sal. 3 colheres de sopa de açúcar.

O tratamento para abrir apetite de cachorro doente vai depender da origem do problema. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar mudanças na alimentação com o uso de rações úmidas medicamentosas para fortalecer o organismo do pet e estimulá-lo a comer.

Para preparar soro caseiro para cachorro, misture 1 litro de água fervida ou filtrada com 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar. A solução deve ser misturada completamente antes de ser oferecida ao cão em pequenas quantidades.

Receita de soro caseiro para cachorro

  1. 1 litro de água mineral;
  2. 3 colheres de sopa de açúcar;
  3. 1 colher de chá de sal;
  4. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  5. Suco de meio limão.

Para efeitos práticos de cálculo considera-se que perdas relacionadas a vômitos necessitam de reposição de 40 mL/kg/dia, perdas relacionadas a diarréia necessitam de 50 mL/kg/dia, e em caso de ambas as perdas considera-se como necessidade de reposição 60 mL/kg/dia.

Porque o sal e o açúcar possuem elementos que fixam a água no organismo, evitando que ele se desidrate.

Já adiantamos que não há nenhuma comprovação científica sobre o assunto, sendo que o uso de remédio caseiro para parvovirose não é indicado, podendo agravar a doença. Ademais, também será necessário isolar o pet para evitar o contágio com outros cães, e fazer a limpeza correta do ambiente para eliminar o vírus.

O ideal é pensar em garantir a hidratação, ofereça líquido – água ou água de coco, em pequenas quantidades várias vezes. Não deixe a vontade, pois o pet pode ingerir uma grande quantidade de líquido de uma única vez e induzir o vômito.

De acordo com a profissional, a água de coco possui muitos nutrientes, como vitamina C, potássio e antioxidantes. Por outro lado, contém uma quantidade considerável de calorias, podendo levar o animal a um ganho de peso e até mesmo à obesidade.