Como evitar que o gato entra no cio?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A castração faz com que seu animal não entre no cio. A castração é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar o cio. Trata-se de um procedimento cirúrgico, feito exclusivamente por médicos veterinários, no qual o útero e ovário são retirados.

Dar mais carinho e atenção à gata. Brincar com mais frequência, isso fará com que ela desvie temporariamente seu comportamento de cio. Não gritar nem ficar bravo com o comportamento dela, pois ela não faz isso de propósito, está em sua natureza.

O Anticoncepcional Biovet Preve-Gest 12 Comprimidos permite retardar ou bloquear o cio de cachorras e gatas, diminuir ou suprimir a hemorragia vulvar e a atração dos machos, evitando a concepção.

Vale ressaltar que geralmente o cio dura entre 5 e 20 dias, mas isso pode mudar a partir dos estímulos ambientais. Se a fêmea continuar na presença de gatos machos, o ciclo pode ter início novamente e, como consequência, acabar durando muito mais. Bem curioso, não é?

10 meses de idade

O primeiro cio de uma gata acontece quando ela atinge a puberdade, entre os 5 e 10 meses de idade. Essa fase reprodutiva dos gatos, também chamado de ciclo estral geralmente dura de 4 a 5 dias e, a menos que ela engravide, pode vir a ter vários cios com intervalos de 2 a 3 semanas.

O que é o Anticion? O medicamento, a base de Acetato de medroxiprogesterona, é um potente inibidor do estro, ou seja, funciona como contraceptivo para gatas e cadelas.

O produto é indicado somente a partir do segundo cio do animal, quando a fêmea já passou da fase de puberdade. Por questões de segurança e eficácia, o produto somente pode ser aplicado durante a fase de anestro do ciclo reprodutivo da fêmea.

As gatas ficam no cio durante o ano inteiro, aproximadamente a cada dois meses, quando não há gestação.

Por isso, alguns tutores se perguntam como evitar que gatos cruzem. Sobre esse assunto, especialistas são unânimes: a castração é a melhor forma de prevenir. Essa cirurgia simples tem fácil recuperação, evita uma gravidez indesejada e traz benefícios para a saúde da gatinha.

Miado alto: a gata no cio sente dor? A felina não sente dor durante o cio e os sintomas surgem apenas como uma forma de atrair parceiros sexuais. “A vocalização — ou seja, os miados altos — tem muito mais a ver com a questão de atrair os machos. Então elas não sentem dor”, esclarece Aline.

Gato macho também entra no cio? Os gatos machos não possuem cio, como estão sempre dispostos ao acasalamento, não passam por esse ciclo.

As especialistas explicam que as gatas ovulam somente após sinalização de cópula. E, neste caso, os 'espinhos' ficam responsáveis por causar sensibilização das terminações nervosas. “Somente depois de ativadas, essas terminações desencadeiam a liberação de hormônios que geram a ovulação.

Como são pets independentes e que não gostam de contato físico com estranhos, a fêmea pode tentar fugir ainda durante a cópula. Para evitar que isso ocorra, garantindo a fertilização, os machos mordem as costas das fêmeas, causando dor e desconforto. Por isso os bichanos fazem tanto barulho quando estão namorando!

Cada injeção que está sendo aplicada para que o tumores diminuam, custa em média R$ 180.

Para evitar ou anular estro em gatas: ½ comprimido/dia por 7 dias, continuando logo com ¼ de comprimido/dia durante 1 ou 2 vezes por semana. O tratamento deve ser iniciado imediatamente após se perceber as manifestações características da época do cio.