Como faço para dar dipirona para meu gato sem ele espumar a boca?

Perguntado por: ogaspar5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A versão mais utilizada é a em gotas, pois, além de ser mais fácil de dosar, ela facilita a aplicação. Misture as gotas de dipirona com água e depois, com a ajuda de uma seringa (e bastante cuidado), esguiche o líquido na boca do pet.

As mais comuns são o gatinho babar, espumar ou balançar a cabecinha, espalhando a medicação para todos os lados. Então, não se assuste quando isso acontecer. A espuma na boquinha pode ser um sinal de que o animal não foi bem preparado para receber a medicação.

As temperaturas frias entorpecem as papilas gustativas. Misture o medicamento com um alimento fortemente aromatizado, como pudim de chocolate ou suco em pó.

A dipirona gotas pode ser diluída em um pouco de água e administrada na boca do gato com o auxílio de uma seringa. Deve-se ter o cuidado de não fornecer a mistura de forma rápida, para que o bichinho não se engasgue. A salivação ocorrerá de forma intensa caso o medicamento não esteja diluído.

Notou que o seu gato está babando espuma? Não pense duas vezes, leve a um veterinário imediatamente. Como o sintoma pode se encaixar em diferentes doenças, somente um especialista pode fazer o diagnóstico preciso e identificar o que estiver ocorrendo.

Mas em outros momentos, babar excessivamente pode ser um sinal de que seu gato não está bem. Se o seu gato começar a babar repentinamente ou mais que o normal, leve-o ao veterinário para fazer um exame.

A dipirona é um medicamento de uso comum para humanos, porém muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “posso dar dipirona para gatos?” Sim, dipirona pode ser dada para gatos! Porém, é preciso ter cuidado: a dipirona é um composto fenólico e os gatos apresentam uma certa limitação para metabolizar essa substância.

Se o remédio for em comprimido, você pode cortar a abertura da seringa, para que o comprimido possa sair. Uma outra opção é triturar o comprimido e misturá-lo com água – para isso, procure orientação do seu veterinário, certificando-se que isso não diminuirá a eficácia do remédio.

Anti-inflamatório Elo-xicam Comprimido 0,5mg
Esse sinal pode ser caracterizado pela dor, a febre, a vermelhidão ou edema (inchaço). O combate dos sinais clínicos da inflamação é realizado com anti-inflamatórios para gatos, e esse tipo de fármaco é importante para darmos alívio e conforto aos nossos pets.…

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

Dipirona Monoidratada 50mg/ml Solução Oral Sabor Framboesa 100ml EMS Genérico. Este medicamento é indicado como antitérmico (para febre) e analgésico (para dor).

Comprimidos efervescentes
Nesse caso, basta dissolver o comprimido em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução.

A dose correta depende do peso, condições de saúde e idade do gato. De uma forma geral, o recomendado é 1 gota por quilo, sendo o limite máximo de 35 gotas.

Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 20 a 40 gotas em administração única ou até o máximo de 40 gotas, 4 vezes ao dia. Por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral. Siga corretamente o modo de usar.

Além das alterações de comportamento, existem alguns sintomas físicos que são sinais da febre em gatos. Um dos sinais mais aparentes é a vermelhidão no focinho, orelhas e patas. Outro indicativo que também é comum é o focinho seco e quente no lugar da aparência úmida e fria, característica em gatos saudáveis.