Por que a calopsita rosna?

Perguntado por: emoreiras2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Rosnar - Um indicador de agressão, este comportamento às vezes é acompanhado por pupilas dilatadas penas das costas e do pescoço eriçadas. Isto geralmente significa que o pássaro não quer a aproximação.

Uma calopsita gritando é um acontecimento normal, porém caso isso aconteça com uma frequência acima do normal, é bom o tutor observar com atenção o comportamento dela. Geralmente, os gritos da ave são um sinal de que ela está precisando de alguma coisa, e com urgência.

Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.

Dessa forma, fique atento para qualquer um destes sintomas:

  1. Automutilação: apesar de poder estar ligado a doenças físicas, o arrancamento das próprias penas também é um sintoma de estresse. ...
  2. Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.

Carinho na cabeça
A calopsita gosta de carinho, inclusive em um lugar em especial. Em geral, os psitacídeos preferem receber carinho na cabeça pelo grande relaxamento causado. Assim, aquela famosa “coçadinha”, em muitos casos, pode ser a melhor maneira de demonstrar afeto à sua ave querida.

Como amansar uma calopsita

  1. Se aproxime da calopsita.
  2. Ofereça petiscos que ela gosta.
  3. Prefira locais tranquilos.
  4. Faça carinho na calopsita.
  5. Ofereça seus dedos para que ela suba.
  6. Tente permanecer com a calopsita em seus dedos.
  7. Comece o treinamento enquanto ela for um filhote.
  8. Tenha paciência.

Se a sua ave está gritando com frequência, tente compreender o que ela está querendo dizer. Em muitos casos, ela pode estar insinuando ao dono que está se sentindo sozinha, que quer sair da gaiola, que está com medo de alguma coisa, com fome, com sede, estressada e muitas outras situações.

Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes. Um de seus dotes mais famosos é imitar assobios.

Portanto, se você deseja uma calopsita falando, é importante que ela tenha interesse em interagir com você; Escolha algumas palavras ou frases curtas. Ainda mais neste início, as calopsitas não conseguem memorizar e reproduzir sons muito longos e complexos; Procure usar uma voz mais fina para falar com a calopsita.

Apego ao tutor
Por serem aves muito amistosas, inteligentes e gostarem do contato humano, de modo geral, as calopsitas criam vínculos com grande facilidade com seu tutor e membros da família.

12 horas

Apesar da fama de agitadas, as calopsitas adoram uma boa noite de sono. De acordo com veterinários, as penosas precisam dormir de 10 a 12 horas por dia para se sentirem descansadas! Por isso, é importante que você forneça um espaço tranquilo, sem muitos ruídos ou luz direta.

O pânico noturno é conhecido como um estado de descontrole das aves que, na maioria das vezes acontece enquanto o animal dorme, no período da noite. A situação normalmente ocorre de forma súbita, e, na sua maioria, em psitacídeos, tais como as calopsitas, papagaios e argaponis.