Como fazer gato doente beber água?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Por isso, se notar que o seu está cabisbaixo, sem querer muita brincadeira, durante períodos de muito calor, ofereça-o mais água. A água dos gatinhos deve ser fresca. Caso ele se negue a bebê-la, aplique-a com seringa na boca dele. Isso impede que ele fique desidratado.

Em quadros menos severos da doença, o tutor deve sempre oferecer água limpa e fresca ao gato. Mesmo que seja necessário aplicar o líquido por seringa na boca do animal, impedirá que haja desidratação e estimula o apetite do pet.

Coloque gelo no bebedouro
Dessa forma será mais fácil estimular o gato a beber água e evitar consequências como a inflamação urinária!

Água em abundância
Enquanto estiver doente, o seu gato deve beber água fresca de forma abundante. Caso de negue, é recomendável ser você mesmo a dar-lha com a ajuda de uma seringa. Faça-o em intervalos de quinze ou trinta minutos: assim, está a evitar que fique desidratado.

É só puxar a pele do pet e notar o tempo que ela demora para retornar à sua posição original – o correto é que isso aconteça imediatamente. Caso demore mais de 3 segundos para voltar, é sinal de que o animal está desidratado. Outra dica é perceber o interior da boca do seu pet.

Dar água na seringa diariamente ajuda a evitar problemas renais, já que os bichanos não são bons de tomar no pote, a versão parada, morna e com sujeirinhas ― seus ancestrais caçavam animais menores, que serviam ao mesmo tempo como comida e bebida, dispensando o reforço hídrico.

Onde colocar a água do gato
Se tiver vários animais na casa, ela recomenda colocar diversos pontos de água espalhados pelos cômodos. Além disso, o bebedouro nunca deve estar junto com a comida e, sim, a pelo menos um metro de distância. “Na natureza, se cai comida na água, ela fica estragada.

Gato fraco e sem comer
O importante é garantir que ele receba nutrientes em quantidade suficiente para manter suas funções corpóreas de forma adequada, sendo necessário realizar a alimentação forçada (como o auxílio de uma seringa) até que ele volte a comer sozinho.

Suplemento de vitamina C
A vitamina C é fundamental para fortalecer o sistema imunológico do seu bichano. Quando o pet apresenta defasagem desse nutriente, ele fica mais exposto a doenças variadas. Nesse caso, o uso de um suplemento com vitamina C para gato é essencial!

Um gato só pode ficar por até três dias sem beber água.
Se nosso gato parar de comer completamente ou não beber nada por 24 horas, é imperativo entrar em contato com o veterinário.

Mesmo que o pet não seja alérgico nem intolerante à lactose, você não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir uma alimentação rica e equilibrada ao seu bichano. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele, sendo assim, é melhor evitá-lo.