Qual o melhor calmante natural para gatos?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

catnip

Para gatos, o catnip, ou erva do gato, funciona muito bem, pois relaxa e diverte. Tutores de felinos também pode investir em arranhadores, torres, prateleiras e nichos para oferecer diversão e distração. Consequentemente relaxamento.

Considere catnip e feromônios
Para os pais e mães de bichanos que não sabem como acalmar um gato, o catnip e os feromônios são ótimas opções.

A indicação do Diazepam para os felinos domésticos é para o uso do fármaco como sedativo. Assim, pode ser administrado por via endovenosa ou retal, sempre pelo médico-veterinário, em casos pontuais.

Camomila. O chá de camomila é um ótimo calmante natural. Pode auxiliar cães que sofrem de ansiedade, insônia, inflamações e até mesmo ajudar em problemas digestivos decorrentes de estresse ou nervosismo.

Brinquedos ou brincadeiras com comida também podem promover o bem-estar e a resistência ao estresse do seu gato. Aja de maneira positiva! Quando você estiver tentando acalmar seu gato, não deve jamais repreendê-lo ou puni-lo.

Além do uso do Feliway e do Adaptil existem outras formas de acalmar seus pets. Para gatos, o catnip, ou erva do gato, funciona muito bem, pois relaxa e diverte. Tutores de felinos também pode investir em arranhadores, torres, prateleiras e nichos para oferecer diversão e distração. Consequentemente relaxamento.

Segundo a Calmavet bula, o medicamento deve ser administrado por via oral, puro ou diluído em água. A recomendação é a seguinte, segundo o porte dos pets: Cães de pequeno porte e gatos: 10 gotas, duas a três vezes por dia; Cães de grande porte: 100 gotas (5ml), duas a três vezes por dia.

Como os bichanos odeiam andar de carro, oferecer Dramin para gato dormir poderia ser muito útil. Mas será que o dramin para gato é permitido? O Dr. Ítalo comenta que o remédio não está proibido.

Além de ser consumida na sua forma pura, uma outra opção é a infusão da erva, que pode ser oferecida como uma espécie de chá para gatos (mas sem a adição de outros ingredientes, claro). A erva cidreira tem um efeito calmante e pode ajudar um gato estressado e ansioso, desde que com orientação veterinária.

Chá de Erva-Doce
O preparo é extremamente simples: para uma xícara de 250 ml, misture uma colher de chá de erva-doce e água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, depois coe e sirva.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

Frequência de utilização. Cães e Gatos: Dar 1 cápsula a cada 24 horas.

A cama deve ficar em um lugar tranquilo, onde não tenha muito barulho ou circulação constante de pessoas. Evitar que durmam durante o dia: um jeito de fazê-los dormir durante a noite é não deixá-los dormir tantas horas durante o dia. Distraia-o com atividades durante o dia para fazê-lo gastar a energia acumulada.

Posso dar calmante para gato? Nenhuma medicação pode ser dada ao bichano sem que seja prescrita pelo médico-veterinário.