Como é o baião?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O baião é um ritmo musical nordestino, acompanhado de dança. Foi na década de 1940 que tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”).

Dança de pares em pequenos círculos com pares solistas ao centro. É dança caracteristicamente ligeira, com movimentos improvisados e ágeis, sapateados, palmas, giros, requebros, além do volteado e da "roda do galo"; às vezes há umbigada simulada. A música é feita com rabeca ou viola, pandeiro, triângulo.

O Baião é um ritmo de música e dança popular da região Nordeste, que surgiu no século XIX e era bastante popular com as camadas menos favorecidas da população do meio rural e da zona praieira, conhecida como “canalhada”.

A base rítmica é bastante marcada pela zabumba, triângulo e o agogô. A melodia e harmonia ficam a cargo da sanfona. À medida que o gênero popularizou, outros instrumentos passaram a ser usados, entre eles o violão, piano, flauta, entre outros.

As mulheres costumam se apresentar trajando vestidos de chita comum, adornados com babados nas saias e dotados de generosos decotes e mangas curtas. Elas normalmente calçam sandálias com muitas cores. Enquanto isso os homens usam calças claras de brim, camisas simples e sandálias de couro cru.

O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, sanfona, triângulo, flauta doce e acordeon. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.

O 'Baião de Dois' é um prato típico do Nordeste do Brasil, vindo do Ceará. É um preparado de arroz e feijão, usado prefencialmente o feijão de corda. O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”.

A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.

O Gênero musical “Baião” criado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no final dos anos 40 surge como elemento inovador da música popular, dentro do contexto de afirmação da cultura brasileira como sendo uma música dançante do povo nordestino, o gênero se expandiu a partir do Rio de Janeiro conforme aponta NAPOLITANO (p ...

A palavra "baião" vem de "baiano". O ritmo tem origem africana e o estilo era dançado nos principais estados nordestinos desde o século 19. A partir da popularização do gênero, perpetrada por Luiz Gonzaga (1912-1989), nas décadas de 40 e 50, se tornou um referencial importante para vários estilos da MPB.

Luiz Gonzaga do Nascimento

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um cantor, compositor e músico brasileiro. Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

O que é Baião:
Ritmo do gênero "forró". Eternizado por Luiz Gonzaga, o baião às vezes confunde-se com o xaxado (por sua vez eternizado por Marinês). É um ritmo tipicamente nordestino cujas raízes se encontram no começo do século XX, ou pouco antes disso, e se misturam com as raízes do samba, choro, côco, etc.