Como é o ritmo do básico do baião?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

A base rítmica é bastante marcada pela zabumba, triângulo e o agogô. A melodia e harmonia ficam a cargo da sanfona. À medida que o gênero popularizou, outros instrumentos passaram a ser usados, entre eles o violão, piano, flauta, entre outros.

O ritmo do Baião é marcado pelos instrumentos viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (ou sanfona). É um ritmo em que se dança a dança Forró, que surge no Nordeste do Brasil, a partir da derivação do lundu.

Dança de pares em pequenos círculos com pares solistas ao centro. É dança caracteristicamente ligeira, com movimentos improvisados e ágeis, sapateados, palmas, giros, requebros, além do volteado e da "roda do galo"; às vezes há umbigada simulada. A música é feita com rabeca ou viola, pandeiro, triângulo.

Os principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares.

O baião é uma dança típica do nordeste brasileiro. Recebeu influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.

Ritmo é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo. Pode ser sinônimo de cadência (sons cadenciados) em intervalos de tempo periódicos. O ritmo está ligado à música, mas também a outras formas de arte, como a poesia, por exemplo.

compasso 2 por 4

Ela possui diferentes acentuações, e um dos mais tradicionais é o famoso compasso 2 por 4, como Paulio Celle demonstra na videoaula acima. O baião cadenciado é feito em cima das colcheias, sempre acentuando o segundo tempo entre esses compassos.

A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.

As mulheres costumam se apresentar trajando vestidos de chita comum, adornados com babados nas saias e dotados de generosos decotes e mangas curtas. Elas normalmente calçam sandálias com muitas cores. Enquanto isso os homens usam calças claras de brim, camisas simples e sandálias de couro cru.

Luiz Gonzaga do Nascimento

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um cantor, compositor e músico brasileiro. Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

O baião é um gênero musical brasileiro que tem suas origens nas danças africanas e indígenas deste país. Desenvolveu-se como uma dança popular durante o século XX, fornecendo, posteriormente, a base para obras de compositores eruditos nacionais.

O 'Baião de Dois' é um prato típico do Nordeste do Brasil, vindo do Ceará. É um preparado de arroz e feijão, usado prefencialmente o feijão de corda. O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”.