Porque solta o empanado da coxinha na fritura?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Já a coxinha explode por conta de seu formado de “gota”, que provoca uma pressão maior no salgado. Como todo produto recheado contém ar (espaço entre o recheio e a massa, especialmente), ao manuseá-lo sem o cuidado de pressionar bem o recheio, esse ar fica contido e tende a explodir na hora da fritura.

Ao fazer uma coxinha, por exemplo, se a massa não for bem pressionada, ficará com ar dentro e isso gera pressão na hora de fritar. Por isso, o salgadinho acaba estourando. Algo similar acontece com as bolinhas de queijo. Isso porque, ao derreter, os queijos formam bolhas de ar e isso faz com que os salgados estourem.

Porque você não usou a temperatura adequada do óleo
Afinal, se ele estiver frio pode encharcar o produto; assim como se estiver muito quente, poderá causar explosões com mais facilidade. Então, o ideal é manter a temperatura entre 180 ºC e 200 ºC e mergulhar o salgado por inteiro para promover uma fritura uniforme.

Amido de milho
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.

Para empanar passa as coxinha na agua bem gelada e depois na farinha de rosca.

O salgado grande leva de 4 a 5 minutos para ficar pronto, dependendo do tamanho. Dica Importante: Não ultrapasse esse tempo. O salgado poderá estourar por excesso de tempo de imersão. Mesmo que o salgado esteja com a coloração clara, retire-o do óleo dentro deste tempo para evitar acidentes.

Ao fritar seus salgados, além das dicas acima, aproveite mais uma sugestão: mergulhe-os no óleo a 180ºC somente até dourar por fora (cerca de 2 minutos, dependendo do tamanho) e depois deixe um tempo escorrendo. Desta forma, o recheio termina de esquentar mesmo fora do óleo quente, apenas com o calor da massa.

Fritura. A temperatura incorreta do óleo também pode ocasionar as explosões. Colocar o salgado para fritar em um óleo que esteja frio poderá encharcar o seu produto e fritar em um óleo que esteja muito quente poderá ocasionar a explosão dos salgados.

Não descongele os salgados antes de fritá-los
Para manter o sabor, a aparência e a consistência inalterados, é importante não descongelar seus salgados antes de fritá-los, já que isso modificaria a consistência de sua massa, o visual do produto e, claro, o sabor característico de um salgado recém-feito.

Simplesmente passar no ovo batido e depois na farinha funciona. Mas o empanado mais clássico é feito passando primeiro na farinha de trigo, mais fina, depois no ovo batido que age como “cola” e então finalizado na farinha de rosca, granulada e perfeita para dar a crocância que faz até barulho quando mordemos.

A farinha tipo 01 é a mais indicada para salgados assados. Lembrando que pode variar de marca para marca, e da sua preferência para fazer o seu salgado.