O que o baião representa?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.

O baião é um gênero musical brasileiro que tem suas origens nas danças africanas e indígenas deste país. Desenvolveu-se como uma dança popular durante o século XX, fornecendo, posteriormente, a base para obras de compositores eruditos nacionais.

Principais características do baião:
A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida. O baião recebeu, na sua origem, influências das modas de viola, música caipira, samba, conga (estilo musical cubano de origem africana) e também de danças indígenas.

O baião é um ritmo musical nordestino, acompanhado de dança. Foi na década de 1940 que tornou-se popular, através dos músicos Luiz Gonzaga (conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”).

A dança do baião
Os principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares. O parceiro é convidado pelo outro com a umbigada.

O termo baião, que deu origem ao nome do prato cearense, provém de uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano“.

O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento.

O gênero musical atingiu o auge do sucesso nas décadas de 40 e 50, levando a cultura musical do Nordeste pro Brasil inteiro e também pro mundo. Por esse motivo, Luiz Gonzaga ficou conhecido como o “Rei do Baião”.

Luiz Gonzaga do Nascimento

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um cantor, compositor e músico brasileiro. Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

Dança de pares em pequenos círculos com pares solistas ao centro. É dança caracteristicamente ligeira, com movimentos improvisados e ágeis, sapateados, palmas, giros, requebros, além do volteado e da "roda do galo"; às vezes há umbigada simulada. A música é feita com rabeca ou viola, pandeiro, triângulo.

Samba

Samba - história - Ritmo é o mais famoso do Brasil.

O baião é tanto um tipo de dança quanto um gênero musical criado no Nordeste. O principal nome do ritmo é Luís Gonzaga, cantor e compositor de destaque na música brasileira.