Como é feito o diagnóstico de hemangioma?

Perguntado por: eapolinario5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O diagnóstico é realizado por meio da anamnese e do exame físico; quando indicados, ressonância magnética, ultrassom e métodos angiográficos podem ser auxiliares. A maioria dos hemangiomas infantis tem resolução favorável para regressão completa, sem complicações.

O diagnóstico de Hemangioma Hepático
Então, são solicitados exames de imagem como ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia.

Na última década, a ressonância magnética (RM) se estabeleceu como método de imagem confiável na caracterização do hemangioma hepático, com acurácia variando de 85% a 97% na sua diferenciação de lesões hepáticas malignas(411).

O diagnóstico do hemangioma pode ser realizado por um médico cirurgião vascular ou médico dermatologista, em casos de hemangioma na criança, por um pediatra (especialista em pediatria).

Para determinar se um tumor é benigno ou cancerígeno, o médico colhe uma amostra das células através de um procedimento chamado de biópsia. Logo em seguida, a biópsia é analisada por um patologista em microscópio, visto que esse é um médico especialista em ciências laboratoriais.

Caso um hemangioma não seja identificado ou tratado da maneira adequada pode apresentar riscos sérios à saúde da pessoa. No caso dos hemangiomas que estão perto das pálpebras é possível que a pessoa tenha problemas de visão, na boca pode influenciar diretamente na alimentação e também na produção de saliva.

Raramente o hemangioma é o responsável por dor sentida pelo paciente. Mas, em alguns casos isso pode acontecer. Geralmente, o exame de diagnóstico que acaba relatando a existência de um hemangioma na coluna é a ressonância magnética.

O propranolol sistêmico tem sido o medicamento de escolha para o tratamento do hemangioma infantil, porém, já foram descritos casos de sucesso terapêutico com o uso de betabloqueador tópico.

A transformação maligna é rara. Assim sendo, embora sejam na maioria dos casos benignos e assintomáticos, a avaliação com médico especialista é importante para assegurar o diagnóstico correto e afastar as complicações mencionadas acima.

Em casos como este, em hemangiomas maiores, eventualmente podem surgir sintomas como:

  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Sensação de barriga estufada após as refeições;
  • Saciedade;
  • Vômito.

Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto. Nessa condição, os vasos costumam ficar bem entrelaçados, e as pequenas veias encontram-se englobadas por uma espécie de cápsula fibrosa, classificada como tumor vascular benigno.

cura para o hemangioma? Os Hemangiomas da Infância podem sim crescer e depois regredir ou até sumir sozinhos (em geral, eles deixam uma “sobra” de pele, pois eram volumosos e “murcham”). Já alguns Hemangiomas Congênitos e as malformações vasculares não.

O surgimento de hemangiomas é bastante comum na infância, mas também aparece em adultos. Alguns hemangiomas podem desaparecer sem a necessidade de intervenção, enquanto outros requerem tratamento evitando maiores problemas de saúde.

Eles variam em tamanho, de alguns milímetros a mais de 20 cm, contudo, a maioria é pequeno (<5 cm). No caso daqueles maiores que 5 cm, são referidos como hemangiomas gigantes.

A causa exata do hemangioma hepático ainda é desconhecida, mas algumas teorias sugerem que ele seja resultado de uma alteração na formação dos vasos sanguíneos durante o desenvolvimento fetal. Fatores genéticos, como a presença de certos genes ou mutações, também podem estar envolvidos na sua formação.