Como é feita a citação por edital?
No edital de citação, assim como na modalidade por mandado e na carta precatória, devem constar todas as informações necessárias para que o réu tenha ciência do que fazer e do que está sendo acusado. Essas informações obrigatórias estão previstas no art. 365, do Código de Processo Penal: Art.
Como se dá a citação por edital
Nos termos do art. 256, incisos I a III, do Código de Processo Civil, há três hipóteses de cabimento da citação editalícia, quais sejam: I – quando desconhecido ou incerto o citando; II – quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando; III – nos casos expressos em lei.
O que acontece quando há citação por edital
Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar prisão preventiva, nos termos do disposto no art.
Como saber se o réu foi citado por edital
Para consultar anúncios de citações editais deve aceder ao formulário na plataforma Citius. A consulta pode ser mais ou menos específica, dependendo dos campos que preencher no formulário. Pode preencher campos relativos: aos serviços que quer pesquisar (tribunais, cartórios ou conservatórias, existentes ou extintos)
O que é citação edital
A citação edital constitui, então, uma das modalidades de citação e tem lugar quando o citando se encontre ausente em parte incerta, nos termos dos artigos 236.º e 240.º do CPC, ou quando sejam incertas as pessoas a citar, ao abrigo do artigo 243.º do mesmo Código.
O que fazer antes da citação por edital
Por tratar-se de medida excepcional, a citação por edital deve ser precedida de providências exaurientes voltadas à localização da parte ré, ainda mais nos casos em que remanesçam outras providências, não havendo como admitir que a citação seja feita de modo precipitado pelo mecanismo editalício.
Quando é nula a citação por edital
É nula a citação por edital, quando não estão presentes os requisitos elencados no art. 231 do CPC . Retornado o AR negativo, devem ser esgotados todos os meios ordinários de tentativa de localização dos réus.
O que acontece quando o réu não é encontrado para citação
Se a pessoa sequer apareceu no inquérito ou processo, não há que se falar em intenção de atrapalhar a efetividade processual. Quando de fato o réu não é encontrado, expede-se a citação por edital. O não comparecimento não deve presumir a fuga do réu.
Qual a validade da citação por edital
A citação por edital é válida quando frustradas as tentativas de localização do réu, inclusive nos sistemas de penhora on line.
Quantas vezes deve ser publicado o edital de citação
O ato de citação por edital, para ter validade, deve cumprir os requisitos elencados no artigo 232 do CPC . O edital deve ser publicado uma vez no órgão oficial e, não sendo a parte autora beneficiária da justiça gratuita, pelo menos duas vezes em jornal local, sob pena de nulidade do ato citatório.
Onde é publicado a citação por edital
De acordo com a legislação vigente, João deve publicar o edital no Diário Oficial e também em jornais comerciais de ampla circulação. A segunda possibilidade de aplicação da citação por edital acontece quando o local onde o réu está é desconhecido pelo autor da ação.
Quem deve publicar o edital de citação
O juiz poderá determinar que a publicação do edital seja feita também em jornal local de ampla circulação ou por outros meios, considerando as peculiaridades da comarca, da seção ou da subseção judiciárias. Art. 258.
Onde ver citação por edital
1. Entre na URL do Portal de Transparência para abrir a tela 'Consulta de Editais'. Quanto mais parâmetros forem informados, mais refinado será o resultado da consulta. a situação em que se encontra a licitação a ser consultada: 'Licitações agendada', 'Licitações em andamento', 'Licitações finalizadas' ou 'Todas'.
O que fazer quando o réu foge da citação
Nos termos do art. 362 do CPP , verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, conforme a lei processual civil.
É possível a citação por WhatsApp
"Se a citação for realmente eficaz e cumprir a sua finalidade, que é dar ciência inequívoca acerca da ação judicial proposta, será válida a citação efetivada por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, ainda que não tenha sido observada forma específica prevista em lei, pois, nessa hipótese, a forma não poderá se ...