Como funciona a luz física?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

A luz é parte de um fenômeno chamado radiação eletromagnética que propaga energia com flutuações de campo elétrico e magnético como conseqüência de explosões nucleares das estrelas, como o sol. Além do sol, há outras fontes que geram luz como as lâmpadas, velas, etc.

O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização. A sua velocidade no vácuo, 299 792 458 metros por segundo (m/s), é uma das constantes fundamentais da natureza.

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica).

Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.

Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ. O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

A velocidade da luz no vácuo é uma constante física importante, cujo valor é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo. A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.

Elas não transportam o meio em si, apenas energia através dele (na forma de vibrações): O som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no vácuo. Em contrapartida, a luz é um exemplo de onda eletromagnética. Esse tipo de onda não depende de um meio material para se propagar.

É aquela emitida por fontes naturais, como o sol. Como não depende de fatores ou dispositivos adicionais, é essencialmente sustentável, barata, confortável e livre de custos energéticos. No entanto, gera calor e apresenta taxas de raios UV que podem ser prejudiciais à saúde humana.

De onde vem a energia elétrica? A energia elétrica pode vir de diferentes fontes, como usinas hidrelétricas, termelétricas a gás ou carvão natural, usinas nucleares, eólicas, fotovoltaicas e de cogeração com bagaço de cana. No Brasil, a geração de energia se dá principalmente por meio das usinas hidrelétricas.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.