O que é luxação grave?

Perguntado por: afurtado6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A luxação ao contrário do que se pensa é uma lesão muito grave. Ela consiste na perda de congruência de uma articulação, ou seja um "deslocamento" da articulação. Apesar de teoricamente poder ocorrer em qualquer articulação, a luxação é mais frequente em falanges (ossos dos dedos das mão e pés), patela e ombro.

Se o paciente apresentar dor de forte intensidade, inchaço importante, incapacidade de deambular ou mover a articulação, alterações de sensibilidade ou motricidade é importante procurar atendimento médico.

– Luxação ocorre nas articulações. “Mecanismo de trauma no qual ocorre um deslocamento ou desencaixe da articulação. “É um desalinhamento da articulação. Muitas vezes as luxações podem ser mais graves que as fraturas, necessitando de intervenção imediata do ortopedista com tratamento cirúrgico”.

Uma luxação é fator de risco para novos episódios, favorece a instabilidade do ombro. As pessoas jovens e que praticam atividades físicas apresentam maior incidência de instabilidade. Esta deve ser tratada de forma cirúrgica para reforçar as estruturas que sustentam a articulação do ombro.

Uma luxação no quadril ou joelho pode interromper o fluxo sanguíneo para a perna. Assim, os tecidos na perna podem não receber sangue suficiente (chamado isquemia) e podem morrer (chamado necrose).

O tempo de recuperação varia muito e pode ser de apenas algumas semanas, 1 mês ou até 6 meses ou mais. Em suma, contudo, pode-se dizer que, dependendo da situação e do atendimento recebido, é possível curar a luxação ou fazer seu devido acompanhamento, inclusive aliado à fisioterapia, para tratamento a longo prazo.

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

O ortopedista utilizará uma classificação para a luxação, que indica a gravidade da lesão e as possibilidades de tratamento. Essa classificação vai do grau 1 ao grau 6 e orienta sobre os ligamentos rompidos e as possibilidades do tratamento.

A luxação glenoumeral é a mais frequente do corpo humano. Sendo geralmente luxações anteriores causadas por traumatismos, necessitando pronto atendimento e avaliação de lesões associadas através da história, exame físico e de imagem, visando à redução precoce para evitar ou minimizar sequelas futuras.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno.

Dependendo da intensidade e estruturas acometidas, o tratamento pode durar de algumas semanas a meses, até que o paciente recupere os movimentos por completo.

Adquirida: Estão ligadas a diversos fatores, como a traumas não relacionados à formação articular intra uterina. Traumática: Surge em virtude de traumas como acidentes, quedas ou lesões durante a prática esportiva. Atraumática: Não precisam de um forte trauma para acontecer.