Qual é o tipo de lixo mais produzido?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

O lixo orgânico surge de materiais de origem vegetal ou animal. Eles são restos de frutas, verduras e outros tipos de alimentos. No Brasil, nós produzimos cerca de 774 milhões de toneladas de resíduos sólidos orgânicos.

Vão para o lixo comum, os materiais que não podem ser reciclados – como restos de alimentos e outros lixos orgânicos como folhas secas (quando não usados em compostagem); papel higiênico e outros papéis sujos; esponjas de aço; algodões; papéis toalha e fraldas, entre outros.

O Lixo seco é todo material que não está contaminado por outra substância, ou seja, é tudo aquilo que pode ser reciclado, como o papel, plástico, vidro e metal. Já o Lixo úmido é todo material que não pode ser reciclado, como o papel sujo, fraudas descartáveis, restos de alimentos, entre outros.

Para isso, conheça abaixo 4 tipos de lixo desta categoria:

  • Restos de alimentos. A categoria de resíduos mais produzidos pela população é a de restos de comida. ...
  • Lixo de uso pessoal. ...
  • Plantas. ...
  • Dejetos.

Quais são os materiais recicláveis e não recicláveis?

  • Papéis. Recicláveis: Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral. ...
  • Plástico. ...
  • Vidros. ...
  • Metais.

Uma escola é capaz de gerar uma grande quantidade de lixo por dia: além de papéis e materiais, há a hora do recreio, em que alunos e professores descartam restos de alimentos e itens como sacos plásticos, embalagens, guardanapos e copos.

Quais os tipos de lixo existentes

  1. Lixo doméstico. ...
  2. Lixo comercial. ...
  3. Lixo público. ...
  4. Lixo orgânico. ...
  5. Lixo hospitalar. ...
  6. Lixo eletrônico. ...
  7. Lixo radioativo.

O lixo urbano é classificado em: domiciliar, industrial, hospitalar e tecnológico.

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico é o maior acúmulo de plástico oceânico do mundo e tem o dobro do tamanho do Texas. Ela é é delimitada por um enorme redemoinho, uma das cinco maiores correntes circulares giratórias nos oceanos do mundo, que criam um grande vórtice de lixo.

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Não reciclável: Óculos, Lâmpadas, Espelhos, Louças, Ampolas de remédios, Boxes Temperados, Pirex, Cerâmicas, Para-brisa de carros, Porcelanas, Tubos de TV e monitores.

Em 2022, produzimos 81,8 milhões de toneladas de resíduos nas áreas urbanas, o que representa 224 mil toneladas diárias. Cada pessoa gerou, em média, 381 kg por ano, o que significa mais de um quilo de lixo por dia.

Isso para que eles recebam um tratamento correto, por exemplo, os lixos: doméstico, público, orgânico, hospitalar, industrial, eletrônico, radioativo, espacial, dentre outros.