Qual é a diferença entre denunciação da lide e chamamento ao processo?
A diferença entre o chamamento e a denunciação da lide, é que na denunciação há a ação de regresso e deve-se mostrar que o denunciado é que deverá responder pela condenação, já no chamamento, uma vez provado que terceiro também é responsável pelo débito, a condenação é automática, estando relacionado à uma ideia de ...
O que é o chamamento ao processo
O chamamento ao processo pode ser conceituado como o ato em que o réu pede a integração de terceiro ao processo para que, no caso de ser julgada procedente a demanda inicial do autor, também aquele seja condenado e a sentença valha como título executivo em face do mesmo.
Quando é possível ocorrer o chamamento ao processo e a denunciação à lide
A denunciação da lide pode ser provocada tanto pelo autor quanto pelo réu. Ela pode ocorrer quando uma das partes deseja exercer um direito de regresso. O chamamento ao processo, por outro lado, só pode ser utilizado pelo réu. A previsão da denunciação da lide está nos artigos 125 a 129 do CPC.
O que é a denunciação da lide
A denunciação da lide é a modalidade de intervenção de terceiros pela qual o autor e/ou o réu (denunciantes) formulam, no mesmo processo, pedido de tutela jurisdicional em face de um terceiro (denunciado), viabilizando, desde logo, o exercício de eventual direito de regresso em face dele (terceiro/denunciado) na ...
Quando usar denunciação à lide
DENUNCIAÇÃO DA LIDE A Denunciação da Lide ocorre no caso em que aquele que estiver no pólo da demanda pode dizer que caso seja condenado, então outro irá responder em ação de regresso.
Qual a natureza jurídica do chamamento ao processo
O chamamento ao processo não tem natureza jurídica de pedido de tutela jurisdicional, mas sim de uma ampliação subjetiva da demanda principal. Há uma dívida solidária na qual cabe direito de regresso do devedor que cumpre a obrigação por inteiro contra os demais devedores, na proporção de suas quotas-partes.
Quando cabe o chamamento do feito a ordem
O juiz deve dirigir o processo observando estritamente os ditames legais. Assim, identificando o juízo ou o advogado de que algo não está correndo corretamente dentro do processo, é dever, a qualquer momento, que haja o “Chamamento do Feito a Ordem” para sanar eventuais vícios processuais.
Quando não cabe denunciação à lide
A vedação da denunciação da lide nas ações judiciais assentadas em relação de consumo (art. 88 do CDC) tem por finalidade evitar que o consumidor seja prejudicado pela extensão da demanda e o consequente retardamento da prestação jurisdicional.
O que é chamamento ao processo na intervenção de terceiros
Chamamento ao processo
É espécie coercitiva de intervenção de terceiros que não depende de concordância, sendo que a mera citação válida será suficiente para integrar o chamado ao processo. Deve ser feita dentro do prazo legal, previsto no artigo 131 do CPC, sob pena de preclusão.
É admissível o chamamento ao processo requerido pelo autor
É admissível que o autor e o réu se utilizem do instituto de chamamento ao processo. É admissível a nomeação à autoria, como forma de intervenção de terceiros, dos demais fiadores, na ação proposta contra um ou alguns deles.