Quantos tipos de lazer existem?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer: Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos. Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.

Um dos conceitos de lazer pode ser o de se praticar alguma atividade prazerosa durante um determinado tempo do dia. Essas atividades podem ser desde ler um livro, ver TV, ouvir uma música, até dançar, fazer um cooper, jogar boliche, tênis… O importante é que se pratique uma atividade de lazer ao, dia.

Conheça as atividades de lazer preferida dos brasileiros

  • Praticar esportes. Há uma infinidade de esportes a serem praticados, desde uma simples caminhada no parque, um acampamento, ou até mesmo esportes mais radicais, sendo uma boa solução para quem precisa fazer atividade física. ...
  • Viagens. ...
  • Ambientes para o lazer. ...
  • Pesca.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

O lazer possui um caráter livre, hedonístico e pessoal, tendo como funções o descanso, o divertimento e o desenvolvimento dos indivíduos.

A proposição aqui apresentada concebe o lazer como necessidade humana e dimensão da cultura que se constitui na articulação de três elementos fundamentais: a ludicidade, as manifestações culturais e o tempo/espaço social.

Além dos conteúdos culturais do lazer, estruturam-se, também, três pilares: o divertimento, o descanso e o desenvolvimento (pessoal e social).

O lazer pode ser classificado em conjuntos de interesses culturais. Inicialmente, Dumazedier 2(1979, citado por SCHWARTZ) agrupou-o em interesses físicos, manuais, estéticos, intelectuais e sociais.

Quando as atividades requerem movimento e esforço físico como andar, correr, caminhar, praticar esportes, brincar, etc., o lazer é considerado ativo.

Na sociologia, o lazer é visto como um fenômeno social que é influenciado por fatores sociais, culturais, econômicos e políticos. Esse pode ser uma forma de expressão individual e coletiva, e pode ser um meio para as pessoas se relacionarem com outras pessoas, descobrirem novas coisas e se divertirem.

Os tipos de programa mais consumidos são os filmes e seriados (66%), música (49%), humor (46%) e games/jogos eletrônicos (33%).

[...] o lazer é, um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entre- gar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear- se e entreter-se, ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar ...

O Lazer Ativo é o programa de promoção da atividade física no contexto do trabalho de maior abrangência, além de ter sido desenvolvido sob uma base teórica e metodológica cuidadosamente planejada, inclusive com realização de um diagnóstico inicial.

O lazer como conceito passou a ser discutido após a Revolução Industrial, antes disso, o que havia eram discussões sobre o tempo de ócio, o não trabalho. O lazer só conseguiu espaço a partir do Século XIX, com a mudança de comportamento de toda uma sociedade com relação ao trabalho, tendo início nos países europeus.

Com a construção deste artigo é possível afirmar que o lazer é um conjunto de atividades onde o indivíduo busca no seu tempo disponível, meios de atingir a diversão, a socialização, e outros demais objetivos, tendo todos como finalidade principal o seu bem estar pessoal.