Quais são as consequências da falta de lazer?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

“Os prejuízos podem ser esgotamento, desânimo, descomprometimento e falta de entusiasmo com o trabalho e com a vida em geral. Algumas pessoas acabam tendo depressão”, alerta Azevedo.

"O lazer não ajuda somente no controle do estresse, mas também nos ajuda na percepção de autocuidado e equilíbrio na saúde mental e física", comenta.

Previne problemas emocionais. A saúde mental da sociedade está bastante delicada, desencadeando problemas psicológicos com frequência. As atividades que geram prazer contribuem para o controle das crises, evitando e/ou amenizando os sintomas.

O lazer e seus benefícios para a saúde do cérebro e a qualidade de vida. O lazer representa algo de muita relevância em nossas vidas, uma vez que contribui para um processo de envelhecimento saudável e para a promoção da qualidade de vida, tanto nos aspectos físico, na saúde mental quanto no social.

A prática de lazer pode desenvolver diversos aspectos na vida das pessoas, melhorando aspectos físicos, motores, sociais e emocionais. O lazer também pode ajudar a melhorar nossa qualidade de vida, que envolve domínios físicos, psicológicos, de relações sociais e meio ambiente.

O impacto emocional positivo do uso da recreação e do lazer favorece o bem-estar e auxilia na inclusão social de adolescentes, e possibilitam o uso dessas ferramentas para serem explorados em eventos e atividades recreativas.

Marcellino (2002) aponta que as principais barreiras para a prática de lazer estão relacionadas aos fatores intra e inter classes sociais, ao sexo, à faixa etária, ao tempo e a apropriação dos espaços, nível de instrução, questões voltadas para a violência urbana e outros fatores.

O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. Pode-se definir-se o lazer como o tempo recreativo que um indivíduo pode organizar e usar da forma que bem lhe apetecer.

O lazer é importante em todas as fases da vida e pode facilitar nosso senso de controle, de autoestima e autovalorização. O lazer na infância constitui um importante fator para a socialização, o desenvolvimento de habilidades e de suas personalidades e identidades pessoais.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

Dumazedier (1993) cita como três as principais funções do lazer: a função de descanso; a função de divertimento, recreação e entretenimento e a função de desenvolvimento.