Como o lazer alivia o estresse?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Em contraposição ao trabalho, o lazer favorece consideravelmente, o nível de saúde integral e sobretudo mental das pessoas, canalizando as energias perdidas para os aspectos saudáveis, aliviando assim, a fadiga exaustiva e o estresse provocados pelas condições desfavoráveis da contextualidade das pessoas em geral.

Trabalhar, cuidar dos afazeres domésticos e estudar. Essa tem sido a rotina de muitas pessoas que, diante de dias exaustivos, acabam deixando a saúde mental em segundo plano e aumentando a chance de desenvolver problemas psicológicos.

Os benefícios físicos e psicológicos incluem níveis reduzidos de estresse, ansiedade e depressão; humor melhorado; e níveis mais elevados de emoção positiva. O envolvimento em atividades recreativas também pode diminuir os níveis de cortisol, a pressão arterial e a frequência cardíaca.

A prática de atividades de lazer pode aumentar a sua expectativa de vida em até quatro anos e meio, segundo o National Cancer Institute. Isso porque elas aliviam o estresse por meio da liberação de hormônios ocitocina e do neurotransmissor serotonina, associados ao bem-estar.

A caminhada, além de ser uma excelente atividade física, ajuda a você estar em contato com outros ambientes, ainda mais se sua opção for um lugar arborizado, fresco e com uma bela paisagem.

Com as atividades físicas realizadas durante o lazer, podem-se desenvolver elementos positivos, como a autonomia, criatividade, felicidade, diversão, igualdade e integração.

Na perspectiva psicológica, o lazer deve ser compreendido a partir do significado que cada pessoa dá a uma atividade, e não à atividade em si, de modo que ele pode assumir formas diversas para diferentes pessoas.

O lazer é importante em todas as fases da vida e pode facilitar nosso senso de controle, de autoestima e autovalorização. O lazer na infância constitui um importante fator para a socialização, o desenvolvimento de habilidades e de suas personalidades e identidades pessoais.

Tensão. Problemas de pele, como urticária. Doenças psicológicas, como depressão e ansiedade. Ganho ou perda de peso.

O impacto emocional positivo do uso da recreação e do lazer favorece o bem-estar e auxilia na inclusão social de adolescentes, e possibilitam o uso dessas ferramentas para serem explorados em eventos e atividades recreativas.

Além dos conteúdos culturais do lazer, estruturam-se, também, três pilares: o divertimento, o descanso e o desenvolvimento (pessoal e social).

A relação entre lazer e saúde é mais profunda do que muitos imaginam. A ciência já demonstrou que atividades que aliviam o estresse e que são prazerosas contribuem para o equilíbrio do organismo e da mente.

Em contraposição ao trabalho, o lazer favorece consideravelmente, o nível de saúde integral e sobretudo mental das pessoas, canalizando as energias perdidas para os aspectos saudáveis, aliviando assim, a fadiga exaustiva e o estresse provocados pelas condições desfavoráveis da contextualidade das pessoas em geral.

Segundo Dumazedier (2000), as três funções mais importantes do lazer são: o descanso pós-fadiga do trabalho, o divertimento que é representado pela recreação e o entretenimento ligado ao tédio da rotina, e finalmente o desenvolvimento como construção individual e social.

O lazer possui um caráter livre, hedonístico e pessoal, tendo como funções o descanso, o divertimento e o desenvolvimento dos indivíduos.