Qual o papel do lazer na sociedade atual?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Demonstra-se que o lazer é garantido pela Constituição brasileira, sendo associado como meio de promoção e inclusão social, bem-estar, qualidade de vida, socialização, interação entre indivíduos ou mesmo como meio de combate a violência ou insegurança.

O lazer contribui para o desenvolvimento social do ser humano, que também contribui para o desenvolvimento das amizades, e da confiança em si mesmo. As circunstâncias atuais na vida das pessoas, tem feito do lazer um ato cada vez menos frequente no ambiente familiar.

E as atividades de lazer são formas de divertimento, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, não só para sua saúde física, como para sua saúde mental e psicológica, que são tão importantes quanto a saúde física.

"O lazer não ajuda somente no controle do estresse, mas também nos ajuda na percepção de autocuidado e equilíbrio na saúde mental e física", comenta.

“é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou ...

O impacto emocional positivo do uso da recreação e do lazer favorece o bem-estar e auxilia na inclusão social de adolescentes, e possibilitam o uso dessas ferramentas para serem explorados em eventos e atividades recreativas.

“Os prejuízos podem ser esgotamento, desânimo, descomprometimento e falta de entusiasmo com o trabalho e com a vida em geral. Algumas pessoas acabam tendo depressão”, alerta Azevedo.

O lazer tem como finalidade a recreação, a distração, o descanso, diminuição de estresse e renovação das energias, possibilitando uma reflexão sobre a imaginação e a realidade, capaz de melhorar o indivíduo no desenvolvimento de atividades (TEIXEIRA, 2007).

Pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, melhora da sensação de bem-estar, humor e autoestima, assim como, redução da ansiedade e tensão, auxiliando no tratamento da depressão.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

O indivíduo, ao participar de atividades de lazer, desenvolve- se mais, tanto individual como socialmente e estas condições são indispensáveis para garantir o seu bem estar e uma participação mais ativa no desenvolvimento de necessidades e aspirações de ordem individual, familiar, cultural e comunitária.

Na sociologia, o lazer é visto como um fenômeno social que é influenciado por fatores sociais, culturais, econômicos e políticos. Esse pode ser uma forma de expressão individual e coletiva, e pode ser um meio para as pessoas se relacionarem com outras pessoas, descobrirem novas coisas e se divertirem.