Qual a história do lazer?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O lazer como conceito passou a ser discutido após a Revolução Industrial, antes disso, o que havia eram discussões sobre o tempo de ócio, o não trabalho. O lazer só conseguiu espaço a partir do Século XIX, com a mudança de comportamento de toda uma sociedade com relação ao trabalho, tendo início nos países europeus.

No Brasil, a produção científica sobre o lazer emerge a partir da década de 1970 com o desenvolvimento de pesquisas e projetos específicos, muito embora, trabalhos anteriores, tenham importância significativa para a sistematização e compreensão do conhecimento na área.

Toda atividade que a pessoa executa em seu tempo disponível, o lazer, visa sempre a diversão, descontração, convívio social e que possa proporcionar para o indivíduo uma sensação de bem estar.

O lazer é uma atividade que as pessoas realizam de forma voluntária e que não tem um propósito prático ou produtivo. Na sociologia, o lazer é visto como um fenômeno social que é influenciado por fatores sociais, culturais, econômicos e políticos.

Lazer é um tempo recreativo que o indivíduo pode organizar e usar da forma como lhe couber, da forma como lhe for conveniente. O lazer não só exclui as obrigações laborais, mas também o tempo disponível para satisfazer as necessidades básicas, como comer e dormir.

O lazer, dentre outras características, cumpre um papel educativo, em virtude de suas possibilidades pedagógicas, pois pode proporcionar ao individuo socialização, desenvolvimento cultural, intelectual e físico; capacidade crítica e transformadora de uma realidade; e ainda incentiva a criatividade.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

O lazer possui um caráter livre, hedonístico e pessoal, tendo como funções o descanso, o divertimento e o desenvolvimento dos indivíduos.

Segundo Dumazedier (2000), as três funções mais importantes do lazer são: o descanso pós-fadiga do trabalho, o divertimento que é representado pela recreação e o entretenimento ligado ao tédio da rotina, e finalmente o desenvolvimento como construção individual e social.

Lazer (em latim: licere, ou seja, "ser lícito", "ser permitido") corresponde ao tempo de folga, de passatempo, de ócio, de descanso, distração ou entretenimento, de uma pessoa.

Os benefícios físicos e psicológicos incluem níveis reduzidos de estresse, ansiedade e depressão; humor melhorado; e níveis mais elevados de emoção positiva. O envolvimento em atividades recreativas também pode diminuir os níveis de cortisol, a pressão arterial e a frequência cardíaca.