Como é a dor de uma luxação?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A área ao redor da luxação dói, sobretudo quando as pessoas tentam colocar peso sobre ela ou usá-la. Ela fica sensível ao toque. Muitas vezes, é difícil mover a parte lesionada (por exemplo, braço, perna, mão, dedo da mão ou do pé) normalmente. Desenvolvem-se hematomas ao redor da articulação luxada.

Entre os sintomas de luxação, podemos destacar:

  1. Dor forte e intensa no local afetado;
  2. Dificuldade de movimentar a articulação;
  3. Inchaço e mudanças na forma no local afetado;
  4. Hematomas;
  5. Dormência.

Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

Dependendo da intensidade e estruturas acometidas, o tratamento pode durar de algumas semanas a meses, até que o paciente recupere os movimentos por completo.

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

Muitas luxações não causam problemas duradouros, mas algumas enfraquecem ou laceram os ligamentos e tendões que estabilizam a articulação. As articulações podem se tornar rígidas, e os músculos podem encurtar ou atrofiar quando uma articulação é imobilizada.

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

A luxação glenoumeral é a mais frequente do corpo humano. Sendo geralmente luxações anteriores causadas por traumatismos, necessitando pronto atendimento e avaliação de lesões associadas através da história, exame físico e de imagem, visando à redução precoce para evitar ou minimizar sequelas futuras.

Quais os sintomas mais comuns?

  1. Dor ao movimentar as articulações;
  2. Inchaço na articulação agredida;
  3. Dificuldade para fazer movimentos;
  4. Dormência ao redor da luxação.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno.

Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis durante o tratamento para aliviar a dor e diminuir o inchaço.