Como é chamado o fermento natural?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Conheça o poder dessas incríveis leveduras selvagens. O fermento natural é conhecido por diversos nomes: levain (fermento em francês, se pronuncia “levãn”), sourdough starter (inglês), lievito naturale ou pasta madre (italiano), masa madre (espanhol), massa lêveda (Portugal) ou massa azeda.

Os fermentos naturais são preparados à base de farinhas de trigo branca ou integral, farinha de centeio e água ou sucos de frutas cítricas como abacaxi ou maçã, iogurte e ou outras tantas combinações possíveis.

Fermento natural ou levain
É a maneira mais saudável e antiga de se fazer massas. Ele deixa o sabor muito mais acentuado, tem uma ótima digestão e deixa a receita mais leve. Diferente dos outros, ele não é encontrado nos supermercados. Pois é!

Conhecido por diferentes nomes, o fermento natural é produzido a partir da simples mistura de água com farinha. É muito utilizado para o preparo de pão de fermentação natural, considerada uma versão mais nutritiva do alimento.

O fermento biológico nada mais é que a fermentação realizada com os organismos vivos, leveduras chamadas cientificamente de Saccharomyces cerevisiae que, por sua consistência e capacidade são indicadas na fabricação de pães, pizzas e massas doces.

Tipos de Fermentação

  • Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
  • Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
  • Fermentação natural. ...
  • Fermentação acética.

Diferente do fermento biológico usado na panificação, ele produz um pão mais digestivo, com mais sabor e aroma, aumenta seu tempo de vida sem conservantes e deixa o pão menos sensível à umidade do ambiente. O levain nasce de uma mistura simples de farinha e água, com o auxílio fundamental do ar/oxigênio.

Aumenta a capacidade de digestão
A digestão fica mais fácil com pães feitos com a fermentação natural. Mesmo para as pessoas que são sensíveis ao glúten. O fermento natural possui lactobacilos que não são encontrados no fermento biológico. Eles auxiliam na digestão e também são benéficos para a flora intestinal.

Sabemos que a opção mais saudável são os pães de fermentação lenta e natural. Tudo porque no processo de fabricação são utilizadas leveduras que agem de forma lenta, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade ao pão.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Ao contrário do fermento natural Levain tradicional, o Lievito madre é mais firme, menos ácido e deixa o panetone mais doce. O processo consiste numa série de alimentações.

A diferença é que o fermento natural surge das bactérias e leveduras contidas no ar e o fermento biológico industrializado foi feito em laboratório, domesticando apenas leveduras!