Como desinflamar o baço naturalmente?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições. É útil separar frutas e alimentos açucarados da refeição principal, para reduzir a fermentação digestiva e ajudar a preservar o baço.

Chá de cavalinha
Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço.

Normalmente, os médicos conseguem sentir um baço aumentado, mas podem ser realizadas ultrassonografias e outros exames por imagem para se determinar o tamanho do baço. O tratamento do distúrbio que está fazendo o baço crescer em geral resolve o problema, mas, às vezes, o órgão precisa ser removido.

Outros usos tradicionais para o chá de salsa é: tratamento de doenças da próstata, doenças do fígado e do baço, no tratamento da anemia, da artrite, e do câncer, além do uso como um expectorante, antimicrobiais, afrodisíaco, hipotensivo, laxativo, e como uma loção para o couro cabeludo para estimular o crescimento do ...

O tratamento para esplenomegalia depende do que causou o aumento do baço. Por exemplo, quando a causa é uma infecção, são utilizados medicamentos para tratá-los, como antibióticos, antiparasitários e antivirais.

Jakavi® pode reduzir o tamanho do baço em pacientes com diferentes tipos de mielofibrose ao bloquear de forma seletiva as enzimas denominadas Janus Quinases Associadas (JAK1 e JAK2), aliviando assim os sintomas e reduzindo o risco de complicações sanguíneas ou vasculares possivelmente graves.

As principais doenças que podem causar o aumento do baço são: Infecções agudas ou crônicas (ex: mononucleose, esquistossomose, endocardite, tuberculose, etc) Doenças imunológicas (ex: lúpus, anemia hemolítica imune) Doenças hematológicas benignas (ex: talassemia, anemia falciforme na infância)

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

Os alimentos amarelos e laranjas como a batata, abóbora e o milho darão uma boa energia ao baço. - Os alimentos de sabores picantes mobilizam a energia para o exterior e nos ajudam a fortalecer nossas defesas, como por exemplo o gengibre fresco, cebola, rabanete, canela, pimenta, cravo e o alho e cogumelos.

Esplenectomia. A esplenectomia é o procedimento realizado para remover o baço. A remoção cirúrgica de um baço muito aumentado pode melhorar a contagem de células sanguíneas e reduzir a necessidade de transfusões.

Veja alguns exemplos de alimentos que fortalecem o Baço:

  • Raízes e tubérculos.
  • Cereais e grãos, de preferência integrais.
  • Legumes e verduras.
  • Frutas.
  • Alimentos amarelos e laranjas – abóbora, milho, pimentão amarelo, cenoura, banana, gengibre, damasco, carambola, oleaginosas, etc.

Nesse processo, o indivíduo deve tomar um litro de suco de maçã, azeite de oliva, água e se alimentar apenas de alimentos mornos. Também deve ser evitado o consumo de carnes, laticínios, frituras, gorduras, açúcar e industrializados.

As pessoas que têm uma doença do baço ou que não têm o baço recebem antibióticos logo ao primeiro sinal de infecção. As crianças que não têm baço devem tomar antibióticos, normalmente penicilina ou ampicilina, de forma contínua pelo menos até os 5 anos para se evitar uma infecção na corrente sanguínea.

O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.

Tratamento do baço
A fitoterapia chinesa trata toda a falta de energia do baço com fórmulas contendo ginseng e outros tônicos para o baço, como astrágalo e atractylodes.

As pessoas podem viver sem o baço (um quadro clínico chamado asplenia). A ausência do baço no nascimento é um distúrbio raro. Os bebês com esse distúrbio muitas vezes também têm um defeito no coração. Alguns são graves, mas muitos não são.