Como curar rápido bolhas nos pés?

Perguntado por: abonfim6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Você precisa limpar muito bem a região da bolha, com água e sabonete ou com um antisséptico, como iodo ou álcool. Com uma agulha estéril faça um pequeno furo, para drenagem do líquido. Isso normalmente gera um alívio imediato.

Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções. Se não tiver acesso a um antisséptico, pelo menos lave a bolha com solução salina (água salgada) ou água corrente limpa. Uma vez feito isto, a melhor estratégia é cobrir a bolha drenada com um curativo limpo.

Se a bolha se curou e está limpa e seca, você geralmente pode colocar diretamente sobre a região . Você também pode colar na pele saudável para evitar bolhas em áreas vulneráveis. Adesivos de silicone ou gel se expandem em resposta ao atrito para proteger a área. Vaselina para reduzir a fricção também pode ajudar.

As bolhas de queimadura em razão da gravidade
Queimaduras de primeiro grau, por exemplo, costumam ser secas e não produzem bolhas, melhorando entre 3 e 6 dias, com a descamação da pele, mas sem deixar sequelas. Já em queimaduras de segundo grau, as bolhas são comuns e geram dor, devendo ser drenadas pelo médico.

Conheça as pomadas mais recomendadas pelos médicos para iniciar o tratamento para queimaduras de primeiro grau

  • Bepantol. ...
  • Nebacetin. ...
  • Esperson.

Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas. Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa. Faça isso com uma agulha esterilizada, higienize a área e não remova a pele da região.

A solução para isso é usar palmilhas. Existem muitas opções em silicone, couro e gel. Além disso, elas podem ser inteiras, cobrindo a sola toda, ou apenas uma parte, para o calcanhar ou para os dedos. Para escolher as palmilhas, analise as zonas do sapato que causam mais desconforto e, pronto, problema resolvido!

Para prevenir as bolhas, o melhor a ser feito é escolher muito bem o tênis; cuidar dos pés na véspera das prova; jamais usar sapatos muito apertados, mas também não deixá-los folgados para não roçar; utilizar pomadas e vaselina; se tiver pontos sensíveis no pé, proteger com esparadrapo.

As bolhas são a lesão mais comum nos pés dos caminhantes e, se não se preparar, podem arruinar toda a sua viagem de caminhada. Caminhar com bolhas não é ideal, dado que a fricção pode rebentar a bolha, o que pode causar uma infeção dolorosa.