É verdade que quando o bebê é cabeludo da azia?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Azia na gestação é causada pelo cabelo do bebê: mito ou verdade? Mito. Antigamente, as pessoas acreditavam que a azia durante a gravidez era causada pelo cabelo do bebê. Assim, bebês mais cabeludos provocariam mais azia nas mães.

Com 22 semanas de gestação, este fino pelo irá cobrir todo o corpo do bebê. Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo.

Essa queimação fica mais evidente no início do segundo trimestre, que é quando começa a dar azia na gravidez, estendendo-se até o nascimento do bebê. Isso acontece pelo aumento da progesterona no organismo, dando início a uma série de eventos que propiciam a azia.

A azia é muito comum durante a gravidez (40% a 80% das mulheres sofrem de azia durante a gravidez), especialmente durante o terceiro trimestre. No início da gravidez, durante o primeiro trimestre, a azia afeta 22% das mulheres. 39% no segundo trimestre e 72% no último.

Logo, comer frutas que ajudam a controlar a sensação de acidez no estômago, como maçã ou pera, é uma alternativa. Ou, consumir produtos gelados, por exemplo, sorvetes, águas e sucos irão ajudar a aliviar os sintomas. Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a reduzir o sintoma de azia na gravidez.

A ação dos genes
Enquanto algumas crianças nascem com muito cabelo, outras são quase carequinhas. De acordo com a dermatologista Denise Steiner, a genética e o grupo étnico determinam como será o cabelo do seu filho ao nascer. “Bebês orientais, por exemplo, são mais cabeludos geralmente”, diz.

No entanto, no caso das mulheres grávidas, é mais seguro consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de “suco” feitos de alguma planta. Água de Coco: A água de coco ajuda a neutralizar os ácidos do estômago. Consumir água de coco diariamente pode ajudar a aliviar os sintomas da azia.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Caso a azia seja constante durante a gravidez, e cause muito desconforto recomenda-se fazer algumas mudanças na alimentação. As frituras e alimentos muito gordurosos, assim como alimentos cítricos, saladas cruas ou frutas muito fibrosas, refrigerantes e bebidas alcoólicas ficam proibidas.

Para saber o sexo da criança hoje temos o exame de sexagem fetal e a ultrassonografia. Enquanto que o método da tabela Chinesa acerta em 50% das vezes, a técnica médica de usar a sexagem ou o ultrassom pode acertar em mais de 99% das vezes! Basta realizar os exames na idade gestacional correta.

Causas. A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos da gravidez já terão passado.

  1. Desconfortos gastrointestinais. ...
  2. Inchaços, câimbras e varizes. ...
  3. Problemas de pele. ...
  4. Costas e virilhas doloridas. ...
  5. Insônia e dificuldades para dormir. ...
  6. Falta de ar. ...
  7. Muita vontade de fazer xixi. ...
  8. Contrações de treinamento (Braxton Hicks)

quais alimentos podem piorar a azia
Alimentos muitos pesados e de odores fortes, principalmente quando são consumidos à noite, podem piorar a azia.